A 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross foi marcada por muitas ultrapassagens na pista de 1.750 metros com larguda mínima de oito metros em São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Ao todo, foram 159 pilotos inscritos nas cinco categorias.
60 e 80 cc – Com o tempo de 18min 51s 537, o piloto Douglas Ricardo (Oening) venceu na categoria 60 cilindradas. Na categoria 80 cilindradas, o destaque foi o piloto Rodrigo Selhorst (Honda/ Cometa), que largou na quarta posição, ultrapassou todos os pilotos e manteve-se na primeira posição até o fim da prova, conquistando sua segunda vitória no campeonato.
125 cc – Na primeira bateria da categoria 125 cc, o piloto Roosevelt Assunção (Honda/ Mobil) roubou a posição do ponta Douglas Parise (BSC/ Dindoman) logo na terceira volta. Os pilotos Douglas Parise e Ismael Maia (Yamanha/ Pirelli) ficaram, respectivamente, na segunda e terceira posição. Na segunda bateria, o piloto Ismael Maia venceu. Maia largou em segundo e logo ultrapassou Parise, que largou na ponta. Na terceira posição ficou Roosevelt Assunção.
250 cc A primeira bateria foi regada de muitas surpresas. Antônio Jorge Balbi (Honda/Ladro) largou na ponta e logo no início foi ultrapassado por Massoud Nassar (Yamaha/Motul). Faltando apenas dez minutos para o término da corrida, Balbi reassumiu a liderança mas, duas voltas antes de acabar a prova, a corrente de sua moto quebrou. Massoud também teve problemas na moto e a vitória caiu nas mãos do piloto Milton Becker (Hoda/ Riffel). Em segundo ficou Paulo Stédile (Yamaha/ Tork) e Massoud em terceiro. Depois da quebra da corrente na primeira bateria, o piloto Antônio Jorge Balbi venceu a segunda bateria, após ultrapassar Massoud Nassar, que ficou em segundo. Rogério Nogueira terminou na terceira posição.
Open Marco Muller (Calçados Ramarin) largou na segunda posição, mas logo assumiu a ponta. Antônio Augusto “Guto Lima, que largou na pole, perdeu posições e acabou a prova na terceira colocação. O segundo lugar ficou com Ricardo Raspa, que largou mal, mas recuperou-se rapidademente.
Veja a classificação do campeonato:
60 cc
1° Douglas R. – KAWASAKI
2° Anderson H. – KTM
3° Felipe M.-KTM
4° Yoshinori D.-KAWASAK
5° Aristeu L.-KTM
6° Wellington G.-KTM
80cc
1° Leandro N.-YAMAHA
2° Marcello F.-HONDA
3° Rodrigo C.-HONDA
4° Rafael Z.-HONDA
5° Kurtta A.-YAMAHA
6° Stefano P.-HONDA
125 cc
1° Douglas S -YAMAHA
2° Ismael P.-YAMAHA
3° Pedro L.-HONDA
4° Roosevelt D.-HONDA
5° Fabio S.-HONDA
6° Carlos P.-HONDA
250 cc
1° Milton B. – HONDA
2° Massoud N. – YAMAHA
3° Paulo C. – YAMAHA
4° Antônio Jr – HONDA
5° Antônio V. – SUZUKI
6° Rogério N. HONDA
Open
1° Marco L.-YAMAHA
2° Ricardo R.-HONDA
3° Dirceo D.-HONDA
4° Osmar F.-Honda
5° Alvaro C.-HONDA
6° Robson M.-YAMAHA
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 28, 2001