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Ulysses Bertholdo vai para o Rally dos Sertões com novo protótipo

Redação Webventure/ Offroad

Carro 'gaiola' de Ulisses (foto: Divulgação)
Carro ‘gaiola’ de Ulisses (foto: Divulgação)

Com dez Rallys dos Sertões de experiência, o piloto Ulysses Bertholdo terá um grande desafio pela frente na 16ª edição da prova: competir com um novo veículo e sem navegador. Parece uma tarefa complicada, mas Bertholdo contou com exclusividade para o Webventure, que pode não ser tão difícil assim.

O veículo, desenvolvido pela Off-Limits juntamente com a GM, é um protótipo, parecido com uma ‘gaiola’ e não conta com uma pessoa para passar as orientações ao piloto. O carro ainda está em fase de desenvolvimento e terá o Rally dos Sertões como prova-teste, com o objetivo de chegar à Natal (RN). O conceito de monoposto é muito usado no Rally Dakar.

A intenção do novo protótipo é para fazer a transição dos pilotos que querem mudar da categoria motos para os carros sem um grande impacto. “O investimento para mudar para os carros é alto; além do mais, quem continua no comando de decisão de rota é o piloto, como nas motos. A diferença é que agora fica sobre quatro rodas”, explicou Bertholdo.

Participante de provas desde 1991, Ulysses já passou por vários tipos de carros nos ralis na categoria de velocidade e, durante os testes do protótipo, o piloto sentiu uma grande diferença para o carro. “Tenho que ter uma nova maneira para pilotar, este carro sai muito com a traseira e o que eu estou correndo com mais regularidade não é assim”, disse

Acompanhamento – Luis Hass, chefe da equipe, adianta que este modelo de carro é um novo conceito no cross-country. O veículo foi criado para solucionar o problema dos altos custos. “É um carro muito leve, simples, de manutenção fácil e barata”, esclareceu Hass.

Foram feitos cerca de três testes e os resultados agradaram piloto e equipe. “Os dias de teste serviram para ajustar a suspensão do carro, e ele surpreendeu. O carro tem potencial”, disse Luis Hass.

Para o Rally dos Sertões, mais ajustes serão feitos no decorrer da prova. Para Hass, o objetivo é concluir a competição e desenvolver o novo protótipo para os próximos ralis. “Os resultados virão, talvez, só no próximo Rally dos Sertões. É um carro demorado para fazer ajustes”, completa.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario

Last modified: junho 14, 2008

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