O maior profissionalismo nas competições tem atraído mais participantes. Na foto Adriana (à frente) na Copa Ametur 2002. (foto: Luciana de Oliveira / Arquivo Webventure)
A mulher que mais venceu no MTB brasileiro estréia coluna no Webventure. Ela comenta a expectativa para a temporada 2003 e sugere uma trilha para treinos (clique aqui).
Tenho realizado meus treinamentos aqui em Campos do Jordão (SP), na companhia de alguns amigos das antigas do mountain bike. Tem campeão brasileiro, campeão paulista, campeão do Iron Biker, alguns que nunca venceram nenhuma corrida, mas o que todos têm em comum é o fato de que se retiraram das competições, mas nunca esqueceram a bike.
Agora com o início de um ano promissor para o mountain bike, estão todos muito empolgados para treinar e participar de competições; a maioria sem compromisso, apenas pelo prazer de competir. Faz bastante tempo que isso não acontece por aqui, nos últimos anos eu era a única atleta seguindo um treinamento para competir, contava apenas com a companhia de alguns que me acompanhavam em um treino ou outro.
Esse retorno aos treinamentos, deve-se a evolução e criatividade que hoje movem o mundo das bikes. Quando falamos em evolução a primeira coisa em que pensamos é na alta tecnologia empregada nas bicicletas, que impressiona qualquer um sem dúvida. Mas no Brasil, a grande evolução ocorreu na organização das competições, que conseguem satisfazer, durante o mesmo evento, tanto os atletas iniciantes e amadores, quanto os profissionais. Isso se deve à competência e conhecimento dos organizadores, que na maioria estão nas trilhas há mais de 10 anos.
Calendário – Mal começou a temporada e já tenho planejado o meu treinamento para o ano inteiro, pois hoje contamos com um calendário de competições elaborado pela Confederação Brasileira, federações estaduais e organizadores de provas promocionais, em conjunto. Meus amigos e companheiros de treinamento também já definiram seus objetivos, e isso é o que garante a motivação para o treinamento diário.
Já a criatividade aparece nas modalidades tanto de competição quanto de lazer, que não param de surgir. Fico impressionada com a destreza e habilidade dos bikers que voam no 4X; com os desafios sem limites dos freeriders, saltando barrancos de mais de 30 metros; com a resistência dos bikers das provas maratona; com a glória olímpica do cross-country; o interessante e motivante team relay (prova por equipes), e assim vai.
Para treinar em Campos – Tem ainda o mountain bike nas corridas de aventura…. E para essa turma elaborei um percurso, plotado no mapa para quem quiser treinar orientação e mountain bike em Campos do Jordão. Clique aqui para ver as dicas e o mapa da trilha.
É isso, procure sua turma, monte uma equipe e vamos treinar, pois 2003 promete!
Este texto foi escrito por: Adriana Nascimento