Chegamos em Fortaleza na sexta-feira passada completando o percurso do Rally Internacional dos Sertões. Pode parecer que o trabalho terminou, mas não. Como uma espiral crescente, ele está em plena evolução. Neste mundo de competição e tecnologia não dá para parar.
O próprio trabalho do Sertões ainda continua, afinal estamos providenciando a volta dos veículos, fazendo um inventário das peças que foram utilizadas e o que precisa ser reabastecido para as próximas etapas do Campeonato Brasileiro. Também estamos fazendo as contas do que foi gasto e comparando com as expectativas, organizando uma grande revisão nos equipamentos e reunindo todas as informações obtidas na prova para que elas sejam transformadas num aprendizado e controles para que erros não sejam repetidos no futuro.
Mas o nosso esforço agora desvia o rumo, do sertão brasileiro para o deserto africano, onde no final do ano estaremos pela décima quinta vez consecutiva representando o Brasil.
O Rally dos Sertões já tem sua importância própria, que é enorme, mas não podemos deixar de aproveitá-lo com um grande treinamento para o Dakar. Aliás, que treinamento intensivo: 14 dias acelerando, navegando, administrando recursos, equipamentos e uma equipe de apoio. Que bom seria poder estender ou repetir este treinamento mais vezes durante o ano. Este, inclusive, é um sonho da equipe BR Lubrax: poder atingir um patamar máximo da profissionalização do esporte, com dedicação e treinamento total, como uma seleção brasileira de futebol ou os atletas olímpicos.
Mas também não vamos deixar de conquistar vitórias por não dispor destes recursos. Como sempre, vamos ser criativos e tentar exceder nossas possibilidades. O próximo Dakar será um enorme desafio para nosso time. Minto, não será um, serão vários desafios:
1 – Vamos buscar nosso 13o pódio
2 – Vamos buscar nosso 5o título
3 – Vamos buscar o bicampeonato do Juca Bala com a Honda Falcon Rally
4 – Vamos levar o Luiz Mingione para fazer sua estréia no Paris-Dakar, realizando um sonho que foi interrompido quase na hora do embarque do ano passado
5 – Vamos buscar nossa revanche na categoria carros com nosso Mitsubishi Pajero Full, já respeitando o novo regulamento
6 – Teremos de fazer uma grande adaptação ao nosso caminhão e buscar uma revanche também nesta categoria, já que em 2001, tanto nosso Mitsubishi como nosso Tatra, não completaram a prova quando lideravam suas respectivas categorias.
7 – Vamos buscar um feito inédito: fazer da Equipe BR Lubrax a primeira na história desta prova a receber troféus em três categorias diferentes no mesmo ano
Bom, motivação não está em falta. Vamos comemorar as vitórias obtidas no Sertões 2001 e preparar mais um Natal na França, já que este ano a largada acontecerá no dia 28 de dezembro.
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Este texto foi escrito por: Klever Kolberg (arquivo)
Last modified: julho 23, 2001