Foto: Pixabay

Um Porto e as Águas do Brasil

Redação Webventure/ Aventura brasil

Moréia é apenas um dos exemplos da rica fauna de Porto. (foto: Arquivo ??guas do Brasil)
Moréia é apenas um dos exemplos da rica fauna de Porto. (foto: Arquivo ??guas do Brasil)

Percorrer o Brasil por baixo d’água. Para ser muito breve, esta tem sido a missão dos integrantes de um projeto que está se tornando uma das maiores referências para quem realiza, pretende praticar ou simplesmente se deixa fascinar pelo mergulho.

Liderado por Sérgio Costa e Alcides Falanghe, da revista Scuba, o Águas do Brasil começou a nascer há dez anos, não só para desbravar os principais points de mergulho, mas com o intuito de buscar a íntima relação do povo com suas águas.

Sendo assim, nada melhor para inaugurar a parceria do Aventura Brasil com o projeto do que Porto de Galinhas, no Recife (PE). Recentemente uma pesquisa indicou este como o destino preferido dos turistas brasileiros em 2000.

Pudera. “A poucos metros da praia, uma barreira de corais forma diversas piscinas naturais. A água é morna e transparente. Cardumes de cirugiões azuis e pequenos sargentos rodam os turistas que mergulham com máscaras e snorkels. Imensos coqueiros, o sol intenso e a praia branca como o talco, refrescada pelos ventos alísios desenham um dos mais deslumbrantes panoramas do litoral brasileiro”. Com essa descrição de Falanghe, Porto se parece com o paraíso. Dentro e fora d’água.

Então, mergulhe nessa. Saiba um pouco mais sobre o Águas do Brasil e confira um resumo do que a praia número 1 do Brasil oferece no seu fundo do mar.

Não é apenas o mergulho. A essência do projeto Águas do Brasil, vai mais além. “Desde a adolescência sempre sonhei em desvendar os amplos horizontes da Terra”. Assim Sérgio Costa começa a descrever o que o levou a realizar, junto com Alcides Falanghe, um desejo antigo. Mas com o passar do tempo, a visão romântica que Costa dizia ter do nosso planeta foi se modificando. “Descobri que a presença humana tem um sentido que antes não percebia. A natureza passou a ter outro significado: o homem é produto e vontade dela mesma.”

Por isso concluiu que, ao retratar o Brasil, jamais poderia deixar de mostrar seu povo em primeiro plano. Finalmente, encontrou o sentido do projeto Águas do Brasil: relatar a relação do povo com suas águas.

Há dois anos surgiu a parceria de Costa com a revista Scuba e, na primeira fase do projeto, foram visitadas 40 locações. “Para realizar este empreendimento temos de enfrentar dificuldades que vão da grande extensão do território brasileiro à sua diversidade climática e cultural. É um volumoso trabalho de campo. Afinal, o Brasil é o país das águas”, define.

Como funciona cada expedição – A cada viagem lá vão os integrantes do projeto com equipamentos de camping, mergulho, eletrônicos de comunicação e navegação, fotografia e vídeo, informática, montanhismo, náutica, entre outros.

A expedição, que tem patrocínio da Ford e conta com apoio de Kodak, Nautika e Promotrade, também serve como teste para equipamentos, veículos, produtos farmacêuticos e alimentícios especiais.

Os lugares visitados na primeira fase foram Lagamar, ilhas do litoral de São Paulo, Paraty, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro – ilhas oceânicas – e Búzios, na região Sudeste; Recife, litoral da Bahia, Salvador e Parque Nacional Marinho de Abrolhos, na região Nordeste; cavernas do Mato Grosso do Sul e Chapada Diamantina (BA). A última viagem divulgada apresenta as belezas de Porto de Galinhas, em Pernambuco, cujo resumo se segue neste Aventura Brasil.

Por Alcides Falanghe (scuba@dialdata.com.br)

“Vista do alto, Porto de Galinhas pode ser confundida com alguma localidade na Grande Barreira de Corais na Austrália, mas as velas das jangadas não deixam dúvidas que esta paisagem nos pertence. A pequena vila com suas ruas estreitas com inúmeras lojas de artesanato e restaurantes típicos é o ponto de partida para inúmeras aventuras tanto na água como em terra.

Situado a 50 km ao sul de Recife, o município de Ipojuca engloba, além de Porto de Galinhas, uma sequência espetacular de praias onde destacam-se a da Gamboa, do Muro Alto, Maracaípe e a belíssima Ponta de Serrambi.

A barreira de corais se intercala entre elas, fazendo com que algumas sejam ideais para o surfe e outras perfeitas para o mergulho. Manquezais, ilhas, cachoeiras e até a chaminé de um antigo vulcão complementam as atrações desta região.

Embaixo d’água – Não deixe de levar sempre consigo o equipamento básico de mergulho, uma vez que as piscinas naturais podem ser alcançadas facilmente da praia. É dentro d’água que Porto de Galinhas tem o melhor a oferecer, a começar pelo mergulho no Poço da Paixão, logo em frente à vila.”

“Os arrecifes da Ponta de Serrambi também são uma ótima opção para o mergulho livre e autônomo. Estas formações coralineas afloram na superfície durante a maré baixa, aprisionando peixes tropicais e até mesmo tartarugas.

Os melhores mergulhos, com visibilidade superior a 30 metros em águas oceânicas, estão nos naufrágios e nos cabeços ao largo da costa. O Marte e o Gonçalo Coelho são as grandes atrações destas águas. Afundados com o propósito de servirem de recifes artificiais, estes navios se tornaram grandes atratores de vida marinha.

No ano passado, o Gonçalo Coelho foi posto a pique e, depois de poucos meses, já está servindo de moradia para grandes moréias verdes e outros peixes tropicais que nadam entre suas ferragens.

Trilhas ecológicas – A grande novidade turística desta temporada, no litoral sul de Pernambuco é o projeto Abertura dos Portos. Neste trecho do litoral será implementada uma interligação por água e trilhas ecológicas de cinco pólos turísticos, incluindo Porto de Galinhas.”
(A.F.)

Seja para ter um primeiro contato com o mergulho nas piscinas da praia ou para conferir os naufrágios a poucas milhas da costa, Porto é um destino completo para quem curte o contato com a água. Ficou curioso? Este é apenas um resumo da reportagem que está nas bancas neste mês, na revista Scuba, e que inaugura a parceria do Webventure com o projeto Águas do Brasil. A revista traz as dicas que só quem esteve lá em Porto pode saber, além de outras imagens de tirar o fôlego, o que é comum neste destino. No próximo mês, o Aventura Brasil vai mostrar em um novo espaço mais uma viagem deste instigante projeto. Aguarde!

O projeto Águas do Brasil tem patrocínio de Ford – Picape Race Forte.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: novembro 30, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure