Paisagem da Serra do Cipó (foto: Camila Christianini/Webventure)
Direto da Serra do Cipó (MG) – O Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, é o cenário escolhido para esta primeira etapa classificatória do Ecomotion 2003.
Localizado a aproximadamente 100km de Belo Horizonte, o Parque Nacional não foi criado apenas para proteger a fauna e a flora da região, mas também para preservar importantes elementos históricos e culturais.
A Serra do Cipó tornou-se conhecida por causa das bandeiras paulistas. Os bandeirantes foram os primeiros a entrar na região, em busca de pedras preciosas. Suas belezas naturais e seus marcos arqueológicos atraíram vários estudiosos ao longo de vários anos. Foi em Serra Geral que o arqueólogo dinamarquês Peter Lund (1801-1880) descobriu, dentro de cavernas, esqueletos de enormes animais pré-históricos que viveram na área.
Além da beleza cultural da Serra do Cipó, outras atrações chamam a atenção dos visitantes. A paisagem é marcada por inúmeras cachoeiras que se formam a partir de falhas nas grandes rochas. A Cachoeira Grande, no rio Cipó, e as cachoeiras Véu de Noiva e da Farofa, com 70m de queda livre, são as mais conhecidas.
O território – A Serra do Cipó faz parte da cordilheira da Serra do Espinhaço, prolongamento da Serra Geral, que se estende para o norte com direção a Bahia até atingir a fronteira com o Piauí. Abrange um conjunto de montanhas, rios, cachoeiras e campos de relevo acidentado, com altitudes que variam de 700m a 1600m.
Pesquisadores já catalogaram mais de 1.600 espécies diferentes de flores na região. Na fauna, além de rica variedade de aves, pode-se observar alguns mamíferos ameaçados de extinção como o tamanduá, o lobo-guará e o veado.
Com essas características, a paisagem escolhida pela organização do Ecomotion é mais do que um atrativo para os atletas, que irão percorrer 180km de trilhas pela região e conhecer um pouco mais da beleza do nosso Brasil.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini