Webventure

Um raio-X do Raid Brotas em cada modalidade

Veja como será, prova a prova, o Raid Brotas Extreme, corrida de aventura que começa nesta sexta-feira e classifica para a Expedição Mata Atlântica. A prova, com 20 equipes, terá cobertura on line da Webventure.

O Raid 2000 é uma prova forte e muito variada. Preparo físico e estratégia são muito importantes, mas o nível técnico das equipes sem dúvida vai fazer diferença. Tanto no bote de rafting quanto nas bikes e cavalos, aqueles que melhor dominarem as técnicas específicas terão melhor rendimento e economia de energia. Mas a grande novidade da prova é o peso das técnicas verticais.

Nossa estimativa é que boas equipes do Extreme devem terminar a prova entre 45 e 50 horas, sendo que uma equipe muito forte, sem se perder, com todas as transições rápidas e dormindo muito pouco ou nada, pode terminar em 38 ou 40 horas, mas acho dificil.

Técnicas Verticiais

A prova passa por quatro estações independentes de rapel, distribuídas ao longo do percurso, com um total de 200m de descida. Além disso, tem a ascensão de 40 metros utilizando uma escadinha feita pela Pro Canyoning com cabos de aço e degraus de alumínio (segurança com corda de cima feita pela organização). Os rapéis são variados: mato, pedra e cachoeira. Mas alguns não são exatamente básicos, uma equipe inexperiente pode perder bastante tempo.

Mountain bike

Os trechos de bike não são muito longos, sendo que a variação do terreno torna as pedaladas gostosas: estradas ruins, com bastante areia, pastos, rios, serras fortes, cascalho e um trecho de quase 20 km com piso muito bom de alta velocidade. Por causa da areia minha bike terminou a simulação toda dura e cheia de grilos, uma limpeza durante a prova vai bem.

A boa notícia é que choveu forte na região na sexta feira passada, o que diminuiu bastante a quantidade de areia nas estradas.

Ride n’Run

Esta etapa não é curta (cerca de 37 km), mas os cavalos são bons. A grande dica é poupar os animais durante o sol do dia e deixá-los beber água sempre que quiserem.

Bóia Cross

O bóia cross será muito longo e as equipes que andarem bem devem fazê-lo durante a noite. Será obritório o uso de roupa de neoprene.

Trekking

Os trechos de caminhada também são bem variados, desde estradas um pouco chatas até longas pernadas por leitos de rio. Algumas pessoas não gostam, mas eu recomendo o uso de um bastão. Não subestime a prova, cuide de seus pés!

Orientação

Muitas correções foram feitas nos mapas. Continua havendo imperfeições, trilhas que não existem mais ou que não estão no mapa.
Especialmente nos canavias, a orientação pode ser meio estranha.
Atenção com a declinação magnética que está acima dos 18 graus!

Para saber mais detalhes sobre a prova, visite www.webventure.com.br/raidbrotas

Este texto foi escrito por: Tom Papp