Webventure

Uma cidade em homenagem ao “Marechal de Ferro”


Praia da Manga em Floriano. (foto: Divulgação.)

Direto de Floriano (PI) – Portão de entrada para o sul e sudeste do estado do Piauí, onde o Rally dos Sertões está chegando, Floriano comemorou no último dia 8 os seus 105 anos. “A Princesa do Sul” nasceu às margens do rio Parnaíba com a antiga denominação de Vila da Manga. O nome Floriano veio mais tarde, claro, em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto, alagoano, o segundo Presidente da história do Brasil. Por combater com violência as revoltas que surgiram enquanto governava, ele ficou conhecido como “Marechal de Ferro”.

A prática de esportes é proporcionada no Rio Parnaíba, que se apresenta bastante largo profundo na região, permitindo boas condições para a prática de esportes náuticos, especialmente canoas a vela e jet-ski. Ali estão pontos turísticos como o Cais do Porto.

É na avenida Beira-Rio que se concentra o maior movimento social na cidade, com seus bares e restaurantes, museus e espaços culturais. O Carnaval é uma das datas mais animadas em que os florianenses lotam a avenida. Outro ponto turístico é a antiga Usina Maria Bonita, que deu lugar ao espaço cultural de mesmo nome, tendo peças históricas e auditório. Nos arredores de Floriano também atrai os visitantes a Cidade Cenográfica onde, na Semana Santa, é encenada a Paixão de Cristo. Durante esses dias, será a emoção do rali que vai dar o tom a esta cidade piauiense.


Fontes: www.florianonet.com.br

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira