Webventure

Uma corrida de aventura no calor da Paraíba

As corridas de aventura definitivamente ganharam o Brasil. Depois da criação da Expedição Mata Atlântica, o primeiro evento do tipo no país e do anúncio de que a Elf Authentic Adventure 2.000 – a mais extensa do mundo – será no Nordeste, surge o Desafio Costa do Sol. A corrida, marcada para novembro próximo, vai reunir trekking, mountain bike, travessia de rios, técnicas verticais e orientação em quatro municípios paraibanos. A duração máxima será de três dias, em que 25 equipes vão enfrentar aproximadamente 150km de desafios por rios, mangues e serras. O detalhe: não há descanso.

As regras deste tipo de prova complicam ainda mais a vida dos competidores – o que é encarado como uma dose extra de emoção. Tudo foi criado pela Equipe Neblina, que participou da Mata Atlântica 98 e foi convidada para o Elf Adventure e o Eco-Challenge, também no ano passado. Como manda a norma, a rota é secreta. Só algumas horas antes da largada as equipes receberão um mapa da organização. Durante todo o evento não é permitido o uso de equipamentos eletrônicos de orientação, como o GPS – apenas mapa e bússola, o que exige conhecimentos de navegação e cartografia.

Na trilha dos dinossauros – Para compensar, no Costa do Sol os atletas poderão curtir a bela paisagem da Paraíba, incluindo o litoral mais verde do país até o chão seco do sertão, que dizem ter até pegadas de dinossauros. Alías, divulgar o Estado é um dos objetivos da organização. E eles prometem que este será o primeiro de uma série de eventos do tipo. No mountain bike, o percurso vai cortar vilas, estradas e trilhas, exigindo até conhecimentos básicos das regras do trânsito. Nos rios, o desafio será conhecer a tábua das marés, já que alguns deles sofrem a influência deste fenômeno, apesar de estarem longe do mar. É necessário ainda saber o rapel e a escalada em corda fixa na hora de transpor alguns obstáculos que serão encontrados no percurso.

As equipes devem ter quatro membros e serão divididas em mistas (com pelo menos um integrante do sexo oposto), a categoria principal, e não-mistas. A primeira terá prioridade nas inscrições, que serão abertas na próxima segunda-feira, e na premiação (veja abaixo).

A vez dos voluntários – A boa notícia para quem não conseguir formar um time ou não tiver pique para competir é poder tentar a sorte como voluntário. A organização está recrutando de 20 a 30 pessoas para apoio. Não há custo para se candidatar. Basta ir à página oficial do evento (www.costa-do-sol.esportes.net) e preencher um formulário.

Clique aqui

para saber mais sobre o Desafio Costa do Sol

Este texto foi escrito por: Webventure