Unai Basurko acredita que o mais importante seja terminar a perna (foto: onEdition/ 5 Oceans)
No último sábado, 24/03, o espanhol Unai Basurko finalizou a segunda perna da regata solo de volta ao mundo 5 Oceans. Durante os 68 dias, 18 horas e 20 minutos em que esteve no mar, o jovem velejador de 32 anos chegou a estar em último lugar, travou uma batalha com o experiente britânico Sir Robin e conseguiu manter a terceira colocação até a linha de chegada, em Norfolk, nos Estados Unidos.
Esta foi uma perna muito difícil e estamos muito felizes por estar aqui. Terminar em segundo ou terceiro é importante, mas o mais importante é terminar, disse Unai, que contou ter enfrentado frentes frias e ventos muito fortes no Atlântico Sul, o que foi extremamente cansativo. Você se sente muito orgulhoso, é fantástico, falou sobre a emoção de ter terminado o trajeto.
Esta foi uma etapa cheia de conquistas para o velejador, que contornou o Cabo Horn pela primeira vez em sua vida durante a Perna 2 da 5 Oceans. O feito, que aconteceu no dia 18 de fevereiro, foi dedicado por Unai ao seu pai, que sempre apoiou suas ambições e sonhos. Basurko também velejou com seu Open 60 Pakea pelo Canal do Panamá.
Adversidades – Durante o caminho, além dos adversários, Unai também precisou driblar os problemas que teve com os instrumentos que indicam a direção e a velocidade do vento e permitem que os pilotos automáticos funcionem propriamente. O encontro com duas baleias e a decisão de passar através do sistema de alta pressão de Santa Helena também acabaram atrasando o velejador.
Agora em terra, a expectativa de Unai Basurko é de voltar ao mar e velejar de volta para casa. A terceira e última perna da 5 Oceans sairá de Norfolk no dia 15 de abril e terminará em Bilbao, na Espanha. Com o resultado da Perna 2, o comandante espanhol deverá ultrapassar Sir Robin e Graham Dalton na classificação geral e partir para casa na terceira colocação.
Eu e Sir Robin estamos muito próximos, mas eu conheço muito bem o Atlântico Norte e estou ansioso pela próxima perna. Será muito especial para mim chegar em Bilbao, mas antes de terminar tudo é possível e é muito importante terminar. Eu estou muito feliz comigo mesmo porque sei que estou fazendo meu melhor e Sir Robin também. Mas eu posso dizer que estarei esperando por Robin com o bom vinho em Bilbao, concluiu Unai animado com a próxima etapa.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 26, 2007