O Brasileiro Carlo Collet (foto: Daniel Costa/ Webventure)
Direto de Buenos Aires – Carlo Collet será o único representante brasileiro na modalidade quadriciclos do Dakar 2009, e está confiante na vitória de algumas etapas, até mesmo em levar o título geral da prova. O experiente piloto foi um dos primeiros a passar pelas vistorias técnicas e administrativas, no complexo de exposições La Rural, em Buenos Aires, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira.
Pelo histórico do Dakar, terminam quatro ou cinco quadris todos os anos, ou seja, só em terminar já sai com um bom resultado. Mas esse ano estou confiante, acho que consigo levar algumas especiais, e ganhar no geral é o que sempre esperei, disse o brasileiro, que compete com um modelo Can-am Renegade, 4×4 de 800 cilindradas.
Com cinco vitórias no Rally dos Sertões, Collet fez uma preparação de dois anos no quadri para conseguir enfrentar o maior rali do mundo. Os desertos e a resistência do equipamento são a preocupação do brasileiro para alcançar seu objetivo. Minha maior dificuldade serão as especiais e também os dias muito longos, já que não estamos acostumados com isso. O equipamento está perfeito, mas quanto à durabilidade, é difícil de saber como será. Não temos desertos no Brasil como os daqui, então não temos como treinar e testar o equipamento, comentou o piloto.
Desde 2006 Collet compete com o Renegade, e para o Dakar ele entra um modelo zero quilômetro. Durante dois anos nós preparamos esse quadriciclo, e agora com o novo incluímos todas as melhorias que desenvolvemos, contou.
Confiança brasileira – O brasileiro tem o apoio oficial da empresa Bombardier, fabricante do quadriciclo. Os canadenses enviaram uma equipe especializada de mecânicos, que também irá atender mais quatro pilotos estrangeiros, mas ainda assim, Collet trouxe seus dois fieis escudeiros do Brasil. Vim com minha equipe particular de mecânicos, que me acompanhou todos esses anos. Sem eles eu não estaria aqui. Minha confiança está nos brasileiros, concluiu.
As vistorias técnicas seguem até as 19 horas desta terça-feira e novamente amanhã. No sábado acontece o evento oficial de abertura, com a largada promocional. No dia 3 os veículos saem para a primeira etapa, que termina em Santa Rosa, mais para o Sul da Argentina, em um dia de 733 quilômetros.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa