Teste para saltar a mais de 20 mil pés é o próximo passo (foto: Arquivo Azul do Vento)
Agora é oficial. A tentativa de Recorde Mundial de pára-quedismo em formação em queda livre vai acontecer no Comando de Aviação do Exército (CAVEX), em Taubaté (SP), nos dias 14, 15 e 16 de dezembro próximo. A confirmação foi feita hoje pelo diretor do recorde, Ricardo Pettená, em entrevista ao Webventure, site oficial do evento. “Fomos muito bem recebidos lá. A base é muito moderna e tem as condições ideais para receber o recorde, que agora tem o aval e o apoio da Confederação Brasileira de Pára-quedismo”, afirma Pettená.
A nova sede traz outras facilidades para os participantes da tentativa: está localizada entre o Rio e São Paulo e, segundo o diretor, oferece boas condições de hospedagem, pouso e estrutura nos hangares.
Preparação final – Encerrados os treinos – o último foi em Campinas (SP), no fim de semana passado – os próximos eventos preparativos são os testes em câmara hipobárica para os atletas que ainda não o realizaram. “Este teste mostra a reação de cada um no ar rarefeito, que é o ambiente que encontraremos saltando a 20 mil pés”, explica Pettená. O procedimento é uma exigência da Força Aérea Brasileira para tripulantes de aviões militares em vôos acima dos 12 mil pés.
“O teste serve para mostrar ao atleta como ele reage nessas condições ao iniciar o processo de hipoxia (falta de oxigênio no cérebro). Alguns têm dor de cabeça, formigamento nos braços ou apresentam as unhas azuladas”, descreve o diretor. “Isto serve para que, no ar, o pára-quedista reconheça esses sinais antes de a hipoxia ser total.”
Os participantes do Recorde vão ser divididos em grupos para a realização dos testes, em novembro e dezembro, no Rio de Janeiro. “É o que falta. Tecnicamente, estamos prontos”, avisa Pettená, que também vai saltar na busca da formação de uma figura geométrica em queda livre com 109 atletas, estável por pelo menos três segundos. A Noruega é a atual recordista, com 108.
Saiba mais – No site de cobertura oficial do Recorde (www.webventure.com.br/recordeparaquedismo), com informações para pára-quedistas ou interessados, saiba mais detalhes da figura a ser formada, veja fotos de outras tentativas e, em “Torcida on line”, não deixe de escrever sua mensagem de incentivo aos atletas que vão tentar levar o Brasil ao topo do mundo.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: novembro 9, 2001