Webventure

Urubu vence Desafio de Verão 4X


Urubu salta na frente de Markolf. (foto: Sérgio Shibuya/ZDL)

Pela segunda vez o Desafio de Verão 4X de Mountain Bike tem o mesmo vencedor. Seu nome? Robson “Urubu” de Almeida. O paranaense conquistou o bicampeonato neste domingo (30/11), na estância de São Roque, no interior do estado de São Paulo.

A prova de downhill, que contou com transmissão da TV Globo, foi disputada na pista montada no Ski Mountain Park, e reuniu no último dia os 32 melhores bikers na sexta-feira, quando as eliminatórias começaram, eram 83 atletas.

Urubu faturou o título com o tempo de 44s77. Ele ganhou ainda R$ 2 mil como prêmio pela vitória. A segunda colocação ficou com o catarinense Markolf Berchtold, campeão brasileiro e líder do ranking nacional, que percorreu a descida em 45s54.

O gaúcho Djone Fornari (46s59) foi o terceiro, seguido pelo catarinense Nataniel Giacomozzi (47s) e pelo chileno Ramon Antonio Leiva, quarto e quinto colocados, respectivamente. Ramon, inclusive, foi o responsável pelo melhor tempo da competição. Na disputa do quinto ao oitavo lugar, ele marcou 42s61.

Comemoração – “Sou tricampeão e ninguém pode tirar isso de mim”, gritou Urubu, logo após cruzar a linha de chegada. Além dos dois títulos do Desafio de Verão 4X, ele ganhou em 2002 o Dual Slalom, prova com as mesmas características do Desafio, porém com dois pilotos descendo por vez.

O paranaense, de 31 anos, usou durante toda a prova roupa com uma interrogação pintada no peito, em protesto contra a falta de patrocínio. “Fui tentar a vida nos Estados Unidos e tudo deu errado. Acabei trabalhando como mecânico de bicicleta e lavando carro. É muito bom voltar para o Brasil, vencer, e representar Londrina, minha cidade”, comemorou.

Para Markolf, o vice-campeonato teve um culpado: a posição de largada. “Essa vantagem do Urubu de largar na raia quatro fez a diferença. Ele tomou a ponta logo na primeira curva e não consegui mais alcançá-lo”, lamentou.

Conheça os oito melhores do Desafio de Verão 4X
1) Robson “Urubu” de Almeida – 44s77
2) Markolf Berchtold – 45s54
3) Djone Fornari – 46s59
4) Nataniel Giacomozzi – 47s
5) Ramon Antonio Leiva (CHI) – 42s61*
6) Robert Sgarbi – 44s68
7) Aquilino Silveira Neto – 45s29
8) Volkmar Berchtold Filho – 46s19

*Novo recorde da pista, obtido na bateria que definiu do quinto ao oitavo lugares.

Este texto foi escrito por: Webventure