Foto 1: Posicione a corrente no chão e em frente das rodas. Depois movimente o veículo até que as rodas fiquem em cima da corrente. (foto: Técnica 4×4)
Se você utiliza pneus de uso misto e enfrenta esporadicamente estradas enlameadas, pode precisar de mais tração nestes trechos. Para estes casos você pode colocar correntes nos pneus, o que vai lhe proporcionar tração adicional e mais condições de dirigibilidade em lama ou neve.
Mas use-as apenas em situações limite, pois as correntes são extremamente agressivas e antiecológicas, cavando sulcos profundos no terreno a ser transposto.
Procure atender às seguintes recomendações:
Não coloque as correntes se a pressão dos pneus foi reduzida, porque o movimento do veículo vai fazer as correntes mastigarem a borracha, danificando seriamente os pneus;
Ao colocar as correntes nos pneus dianteiros, verifique se não há risco delas se chocarem com componentes da suspensão ao esterçar o volante;
Evite que os pneus patinem. Eles podem adquirir muita velocidade e, ao tocar novamente o solo, a corrente agirá como um poderoso freio, provocando impactos na ponta de eixo e engrenagens do diferencial, com sérios riscos de danos. Trafegue em 4×4 se possível, use marchas reduzidas e aplique a velocidade adequada ao trecho;
Após a colocação, ande alguns metros para que as correntes se acomodem aos pneus. Se precisar, volte a ajustá-las e distribuí-las nos pneus. Então, todo o conjunto estará pronto para o deslocamento.
Veja ao lado a seqüência de montagem das correntes.
Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure