Foto: Pixabay

Uso de filtros polarizadores

Graças ao uso do filtro, um céu plano pode adquirir volume e uma sombra azulada pode converter-se em um belo entardecer!

Há três tipos principais de filtros.

1) Os usados para fotos preto e branco, que manipulam o modo como os vários tons são registrados;

2) Os filtros usados para filmes coloridos, que podem ser cinza, de cores leves ou incolores, ou em cores fortes para corrigir erros que ocorrem;

3) E os filtros de efeitos especiais, para os dois tipos de filme.

Aqui segue a lista de filtros genéricos:
UV – Filtra a luz que vem do motivo, eliminando a radiação ultravioleta reproduzida no filme como uma desagradável névoa fina e proporciona fotos com maior nitidez. Pode ser usado como protetor da objetiva. Cor e p&b

SKYLIGHT utilizados principalmente em fotos coloridas de ambientes externos, reduz o véu atmosférico que costuma aparecer em fotos de paisagens, em especial de regiões litorâneas e montanhosas, produzindo cenas com maior equilíbrio de cores. Pode ser usado como protetor da objetiva. Cor

POLARIZADOR (circular ou linear) elimina reflexos de superfícies não-metálicas, como vidro e água; reduz o véu atmosférico das cenas abertas, tornando o azul do céu mais profundo, aumento na saturação de cores e contraste em geral. Reduz a quantidade de luz que entra na objetiva. Cor e P&B

DENSIDADE NEUTRA (ND) reduz a quantidade de luz que entra na objetiva, uniformemente, sem afetar as cores da cena, se tornando muito útil em situações em que o fotógrafo deseja utilizar velocidades mais lentas ou aberturas menores. Indicado para ambientes ensolarados. Cor e P&B

SÉRIES 80 filtros azuis da série 80 são usados para anular o alaranjado provocado por lâmpadas de tungstênio (comum), em fotos feitas com filmes daylight. Aumento de 0,5 a 1,5 na exposição. Cor

SÉRIE 81 WARM UP filtro de aquecimento, de tonalidade âmbar, dá uma leve aquecida nas cores da cena como um todo. Indicado para reduzir o tom azulado de cenas feitas em dias nublados, ou na sombra, e dar um aspecto mais agradável: retratos, arquitetura, natureza. Cor

SÉRIE 82 AZUL menos conhecidos, utilizados para diminuir a tonalidade quente de algumas situações, fornecendo uma coloração mais natural. Realça as sombras e o clima frio da imagem, fornecendo imagens românticas interessantes. Cor

SÉRIE 85 LARANJA quando se utiliza filme calibrado para iluminação de tungstênio em ambientes externos, o resultado fica azulado e artificial. O filtro laranja é a melhor opção, pois elimina as tonalidades azuladas fornecendo cores mais naturais. Cor

FL-W e FL-DAY corrigir a tonalidade esverdeada desagradável, que surge quando se fotografa ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes, com filmes para luz do dia. Cor

DIFUSOR OU SOFT-FOCUS acrescenta um efeito enevoado à cena, fornecendo imagens românticas e levemente desfocadas. No contraluz e fundos escuros, funciona melhor, assim como em aberturas amplas f/5.6

FOG utilizado mais em fotos de paisagens, projeta um véu leitoso sobre toda a imagem como se houvesse uma leve neblina na cena. Fundo distante.

GRADUADOS utilizados para diminuir o contraste entre o céu e o chão, apresentam coloração em apenas uma das metades. Para usar, faça a medição de luz e em seguida acople o filtro tomando cuidado para deixa-lo bem alinhado. Os de coloração azul e cinza são mais usados, uma vez que proporcionam resultados mais naturais. Rosa, alaranjado e sépia, para resultados mais artísticos.

HALF COLOR metade colorida e outra transparente, mas a mudança de cor não é gradual igual no filtro graduado e sim mais aparente. Tomar cuidado para enquadrar bem a imagem, para que a linha de divisão das cores não apareça demais.

CROSS SCREEN – perfeitos para áreas iluminadas ou cenas noturnas. Produz reflexos acentuados em forma de estrelas, de 4, 6, 8 ou até 16 pontas, das fontes de luz da cena. Para ambientes externos e internos.

VARIOCROSS possibilita que o efeito possa ser controlado, desta forma as estrelas podem ser controladas tanto na posição quanto o ângulo dos pontos, bastando que faça a rotação do elemento frontal do filtro.

SÉPIA para quem gosta de fotos envelhecida, basta acoplá-lo na frente da objetiva e fotografar, para que as fotos fiquem com um aspecto nostálgico interessante. Encontram-se dois tipos A e B, um mais forte e ouro mais fraco.

BICOLOR duas combinações de cores, tanto para acentuar uma cor existente, como para modificá-la. Idéias mais criativas.

TRICOLOR três cores combinadas em um mesmo filtro, paralelas ou triangular.

DIFRATIVOS durante o dia ou à noite, são filtros para idéias criativas, por causa da superfície levemente alterada é possível transformar fontes de luz em raios multicoloridos de diversos formatos.

MÚLTIPLAS EXPOSIÇÕES repete o motivo principal da forma mais variada, circular, triangular, diagonal. Repete de duas até seis vezes. Fundos escuros mais eficientes.

CENTER SPOT para dar ênfase ao assunto principal, conservam a nitidez do centro e desfocam as laterais. Encontra-se em várias variedades de efeitos: difusor, brisa, moinho de vento, gradual, zoom, etc.

COLOR SPOT conservam a nitidez e a cor no centro e em volta colore.

POLACOLOR fornecem uma coloração ao céu, podendo escolher a intensidade.

CLOSE-UP disponíveis em diferentes medidas reduzem a distância mínima da focalização, permitindo uma aproximação maior do assunto. Maior o número maior a ampliação, recomenda-se as aberturas menores f/22 e f/16, pois a profundidade de campo fica bastante reduzida.

DUAL IMAGE possui uma metade transparente e a outra parte preta, possibilitando que apenas uma parte do quadro seja registrada de cada vez, com isso, e desde que a câmera possua o recurso da múltipla exposição, o mesmo assunto pode ser fotografado duas vezes em um mesmo quadro.

COLOR MUITIVISION transforma um motivo em uma repetição de três ou mais, distribuída de forma paralela ou triangular, ainda acrescenta uma mistura de cores pelo quadro sozinhos ou combinados todo.

COLORIDO azul, amarelo, verde… para realçar uma cor, ou para tirar a ênfase de outra cor, podem ser utilizados.

Este texto foi escrito por: Fernanda Preto, especial para o Webventure

Last modified: julho 14, 2004

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Redação Webventure
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