Com informações de Isabela Rios, direto de Umuarama (PR)
Com regularidade ao longo das etapas, o piloto Bruno Sperancini e o navegador Lourival Roldan, da equipe Prominas Racing, seguem na liderança da categoria UTVs. Até esta sexta etapa, eles tiveram uma única vitória, mas terminaram as outras especiais entre os cinco melhores.
Nesta parte final da etapa maratona, a dupla fez o percurso em 2h20min03, ficando com a quinta colocação. Hoje a especial foi um pouco diferente, no meio do canavial com piso duro e muita erosão. Tínhamos uma boa vantagem e fizemos uso dela. Fomos muito cautelosos, fazendo as curvas e lombas devagar e a diferença se manteve, conta Bruno Sperancini. Ele conta ainda que a estratégia para amanhã não está definida. Se quebrar uma roda ou outra coisa perde-se muito tempo consertando. Mas, quem abriu vantagem lá em Goiânia se deu melhor e não adianta tentar tirar agora. Eu tenho a vantagem do tempo, completa.
Já a dupla Andre Sawaya/Daniel Spolidorio foi a vitoriosa, com o tempo de 2h17min47. Tivemos muito equilíbrio nos UTVs. Com pouca variação de investimento, os resultados são mais pelas estratégias e como os pilotos dirigem do que em termos de equipamento, diz Andre Sawaya. O piloto da Bike Box conta que a prova foi muito de alta. Com cotovelos nos canaviais, muita navegação e radares. Como não estamos mais na briga pelo título, soltamos mesmo e aceleramos. O equipamento não estava 100%, largamos com o motor meio falhando e o carro meio desalinhado, afirma.
Em segundo, ficou o piloto Jose Helio e o navegador Edmilson Camargo, da equipe Zé e os Caras. Eles fizeram a especial em 2h19min06. Hoje foi a conclusão da etapa maratona, cheguei com o carro inteiro. Perdi um pouco de tempo, pois a especial era pesada de areia e tirei o pé para não ficar sem combustível e chegar. Chegamos bem e agora vamos rumo a Foz. Esse ano pela primeira vez o Sertões foi para baixo do mapa e foi um rally nota dez, fala.
Jose Helio ainda comenta sobre o crescimento da categoria UTVs. É disparada a que mais cresce no rally do Brasil e ainda tem bastante para crescer. Em todas as etapas do Campeonato Brasileiro foi a categoria com maior numero de inscritos. Com isso, a tecnologia aumenta e o nível também. Acredito que nos próximos dois ou três anos a categoria vai crescer muito, finaliza.
Com o tempo de 2h19min48, o terceiro lugar ficou com a dupla Rodrigo Varela/Joao Arena, que corre pela equipe Divino Fogão Rally Team.
O Webventure entrevistou também o piloto Bruno Varela, que forma dupla com o navegador Mayckon Padilha. Atualmente eles ocupam a terceira colocação no acumulado. Ainda não acabou o rally, tivemos um pneu furando no meio da especial, mas conseguimos terminar tranquilos numa boa colocação. Vamos ver o que vai ter amanhã, porque o rally só termina na linha de chegada. Tudo é possível, já aconteceu dos dois primeiros colocados quebrarem no último dia, como foi com meu irmão ano passado, enfatiza.
Inclusive, no geral, Valera está atrás do irmão Gabriel, que ocupa a segunda posição. Hoje ele foi melhor do que eu de novo (quinto contra oitado), mas a briga em casa não conta muito não. Vamos focar para terminar, sem forçar e ter os dois no pódio seria muito bom, diz Bruno Varela, que representa a equipe Divino Fogão Rally Team.
Este texto foi escrito por: Denise Duarte/Webventure