Cinco mil. Este é o número de inscritos para a quinta edição do Troféu Cidade de São Paulo até hoje, véspera da prova, quando se encerram as inscrições. Já são mil atletas a mais do que na edição anterior e a organização ainda tem expectativa de que todas as inscrições serão preenchidas.
“Nosso objetivo já foi alcançado, pois no projeto original encaminhado à Secretaria de Esportes constavam a abertura de 5 mil inscrições. Como no ano passado a procura foi grande, a Secretaria achou melhor aumentar o número de inscrições para 6.300”, revela José João da Silva, organizador e idealizador da prova.
Em 2001, os vencedores da prova foram José Teles Souza, que vai participar novamente da competição, e Maria Zeferina Baldaia que, segundo seu assessor pessoal, Edílson Paulin, não correrá amanhã.
A largada está marcada para às 8h30, em frente ao Parque do Ibirapuera, com a participação de atletas de elite e amadores, nas categorias feminina e masculina. A premiação acontecerá logo após a prova e os cinco primeiros atletas de cada categoria receberão prêmios em dinheiro.
Histórico – A primeira edição do Troféu aconteceu em 1997. A intenção do atleta pernambucano José João da Silva foi a de homenagear a cidade que o acolheu com a realização de uma corrida no dia do aniversário de São Paulo, 25 de janeiro.
Nos dois primeiros anos da prova (97 e 98) o percurso era outro e o número de atletas não chegava a 2 mil. A largada acontecia no Pátio do Colégio, local onde a cidade nasceu, passava pelo centro velho, pela Av. 23 de maio e os atletas chegavam no Centro Olímpico, nas imediações do Parque do Ibirapuera.
Em 1999, não houve o Troféu Cidade de São Paulo, pois um dos principais patrocinadores retirou os investimentos no esporte um mês antes da realização da prova, que foi cancelada.
No ano 2000, com novo patrocínio e novo percurso, mas com os mesmos 10km, a largada passou a ser dada em frente ao Monumento às Bandeiras, que fica entre o Parque do Ibirapuera e a Assembléia Legislativa de São Paulo; com chegada dentro do mesmo parque.
Segundo José João da Silva, a idéia original era fazer a prova com a largada no Pátio do Colégio, mas os atletas pediram a alteração do percurso, pois o público não conseguia acompanhar toda a prova, uma vez que a largada e a chegada eram em lugares diferentes. Assim, junto com a Secretaria de Esportes, foi escolhido o novo local para a realização do prova que homenageia a cidade de São Paulo.
Este texto foi escrito por: Fábia Renata