Webventure

Vale do Travessão

A trilha para o Vale do Travessão é bem diversificada, com trechos de estradinha, trilhas de pedras, descidas e subidas técnicas, passando por vegetação rupestre, matas de samambaias e chagando a um maravilhoso mirante com uma cachoeira. É um lugar imaculado. Mantenha-o assim.

Características da trilha: mista, com partes bem fechadas e técnicas;

Nível de dificuldade: Intermediário;

Tempo médio: 3h (sem parada);

Distância total: 16,2 Km.

Como Chegar:
Seguir em direção à Lagoa Santa pela MG-010. Depois do Rio das Velhas, segue-se em direção ao Distrito de Cardeal Mota, até o final do asfalto. A partir daí, serão mais 12 Km de estrada de terra subindo a serra. Após atravessar duas pontes pequenas, pare o carro entre o Km 111 e 112, onde começa uma estradinha discreta à direita. Caso queira, entre na estradinha. A trilha fica na Serra do Cipó, próximo a Itambé do Mato Dentro, nos limites de Santana do Riacho

Existe um local para deixar o carro 600 metros à frente (aconselhável para carros com tração 4×4).

Onde ficar:
Lugar para ficar é o que não falta. Vamos citar algumas (na sequência do asfalto):

  • Pousada Canto Verde;
  • Cipó Veraneio Hotel;
  • Pousada Varandas da Serra;
  • Pousada Chão da Serra;
  • Pousada Morro da Pedreira.

    Onde comer:
    A Serra do Cipó é um paraíso natural, mas existe uma satisfação maior do que explorar suas cachoeiras e trilhas: chama-se Comida Caseira do César. Meu amigo, não dá pra acreditar o tanto que se come bem. Conheça o proprietário, o César. É um figuraço. Fica no fim do asfalto, antes da ponte, à direita.

    E as boas opções continuam: Restaurante do Zezinho, um pouco antes, também no asfalto, à direita. Entreposto Cipó (super agradável), no asfalto à esquerda, antes do Cipó Veraneio Hotel.

    Comentários:
    Água no caminho: sim;

    Local para alimentação no percurso: não;

    Sinal para ligação via celular: não.

    Estas informações foram retiradas do:



    Este texto foi escrito por: Webventure