Varela participa pela décima vez do Sertões (foto: Donizetti Castilha/ Divulgação)
Reinaldo Varela está ansioso para o início da 17ª Edição do Rally Internacional dos Sertões. O piloto, que utiliza um Mitsubishi, busca o sexto título na principal prova de off-road do país. Reunindo as grandes estrelas da modalidade, a largada será nesta terça-feira, dia 23, em Goiânia.
Fizemos diversas mudanças no motor e na suspensão do carro, baseado no que testamos durante o ano disse Varela, que completa neste ano a décima participação na competição. No currículo, o piloto soma duas vitórias em categorias equivalentes à Production (1998/1999) e três em categorias equivalentes à Super Production (2000/2007/2008).
Além das vitórias conquistas no Sertões, Varela já foi campeão brasileiro (1988, 1994, 1996, 2005 e 2006) e sul-americano (1992) de rali de velocidade, tem quatro títulos do Brasileiro de Cross Country (2000, 2002, 2006 e 2008) e se sagrou Campeão Mundial de Cross Country em 2001.
O início do Sertões será marcado pelo Super Prime, que define a ordem de largada da competição. Temos que pensar em fazer o Super Prime de forma segura, sem arriscar demais logo no começo. Mas precisamos ir bem, pois é muito importante largar entre os primeiros no início e fugir de retardatários, disse Varela, que disputa a prova ao lado do navegador Marcos Macedo.
Antes da largada promocional, a dupla pretende fazer um treino na região da capital goiana, nesta segunda-feira, para checar todo o equipamento. Os 2.888 km de especiais cronometradas e o percurso total de 5.038 km entre o Centro-Oeste e o Nordeste brasileiro são distâncias recordes para o evento e os competidores vão ter que levantar muito mais poeira do que nas edições anteriores. Cerca de 90% do percurso será inédito.
Esses números não mudam muito a forma como vamos encarar o rali. A diferença é que precisamos fazer mais trocas de peças e manutenções durante a prova, disse Varela que tem como objetivo se tornar recordista de vitórias entre os pilotos que correm de carro e manter liderança no Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country.
Cada um dos três primeiros dias do Rally dos Sertões valerá como uma etapa do campeonato nacional da modalidade. A primeira será na quarta-feira (24/6), de Goiânia até Santa Helena (GO), a segunda no dia seguinte, de Santa Helena à cidade de Goiás (GO). E a última da cidade de Goiás terminando em Minuaçu (GO), na sexta-feira (26/6).
Varela/Macedo somam 26 pontos na liderança do torneio, 13 a mais do que Luciano Lima/Neurivan Calado, que ocupam a segunda colocação.
Este texto foi escrito por: Webventure