Tambacouda (Senegal) Kayes (Mali)
16:24 – Reinaldo Varella e Alberto Fadigatti confirmaram hoje o bom desempenho do Troller T5 nas trilhas do Dakar. A dupla estreante da equipe Hollywood Troller chegou na 41ª posição hoje. Na categoria novatos, Varella e Fadigatti foram os primeiros a completar o percurso, e estão com a 3ª posição na geral da categoria. O resultado é surpreendente, principalmente quando se leva em consideração o fato de que as duas etapas de ontem e hoje, não foram em terrenos arenosos, ponto forte do Troller.
Nos carros, Klever Kolber e seu navegador Pascal Larroque, da equipe BR Lubrax, foram novamente os primeiros brasileiros a completarem o percurso. Correndo pela categoria Marathon, Klever ficou com o 37ª melhor tempo do dia, e mantém a 3ª posição na geral de sua categoria.
Nos Trollers, depois de Varella e Fadigatti, chegaram a dupla Roberto Macedo e Marcos Moraes, e logo após os cearenses Arnoldo Jr. e Gabriel Galdino. Pelos tempos finais a dupla parece ter esboçado uma estratégia conjunta de navegação. Ontem Roberto e Marcos enfrentaram problemas com o câmbio do Troller T5 no início do deslocamento e tiveram um atraso de 1h e 29 minutos, com a conseqüente penalização imposta pela organização do Dakar. A dupla Cacá Clauset e Amyr Klink também enfrentou problemas no eixo traseiro do carro e fizeram e fizeram toda a Especial com tração 4×2. Os problemas foram solucionados pelos mecânicos da Troller e os carros largaram hoje em perfeitas condições.
Outra boa surpresa entre os brasileiros é a participação de Juca Bala, que na etapa de hoje ficou com a 20ª posição. Com o resultado de hoje o piloto ocupa a 3ª posição na categoria Marathon, com apenas 12 minutos de distância do líder da categoria, o francês François Flick.
André Azevedo, que ontem conquistou o primeiro lugar com seu caminhão Tatra, fez hoje o quinto melhor tempo. Ao final do segundo dia de Dakar, André está com a segunda posição na classificação geral dos caminhões, apenas quatro minutos atrás da equipe russa liderada por Vladimir Tchaguine, com um caminhão Kamaz.
Neste segundo dia de rali Dakar 2000, a prova sai do Senegal rumo a Mali. Foram 359 quilômetros percorridos hoje pelos participantes. Um percurso que novamente exigiu muita perícia na pilotagem, principalmente para os caminhões. São estreitas estradas de terra, até chegarem em Kayes. Nesta noite os pilotos não contarão com a ajuda dos mecânicos que seguiram direto de avião para Bamako, onde termina a etapa de amanhã.
O melhor tempo nos carros hoje foi feito pelo francês Stephane Peterhansel, seis vezes campeão do rali na categoria motos. É a primeira vitória de Peterhansel desde que trocou a moto pelo carro. Na chegada Peterhansel estava exultante com o resultado: É a minha primeira vitória de carro na minha segunda participação no Dakar, desabafou. O segundo e terceiro melhor tempo ficaram com os buggyes da equipe Renault-Schlesser. Em segundo o espanhol José Maria Servia e o belga Jean-Marie Lurquin, seguidos de perto pelo pai da equipe Jean-Louis Schlesser e seu navegador Henri Magne. Na classificação geral, a ponta é do japonês Kenjiro Shinozuka, mas com apenas duas etapas completas, os resultados da classificação geral ainda não estão definidos.
Nas motos o dia foi do veterano espanhol Jordi Arcaron, da equipe KTM. Foram 212 km com o sol atingindo a todos bem de frente, dificultando a visibilidade e a navegação. Eu olhei através da nuvem de poeira que tinha pela frente e logo percebi que teria um dia tranqüilo. Naquelas condições de visibilidade não havia como alcançar ninguém, de maneira que apenas mantive um ritmo constante e fiz a etapa sem problemas, explicou Richard Sainct, campeão do ano passado.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur