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Varela e Mega vitoriosos do Baja Petróleo em carros; Salvini é o melhor em caminhões


Varela e Mega aceleram no Baja Petróleo e são vitoriosos (foto: Adriano Akiyama/ MBraga Comunicação)

O tempo não ajudou e as muitas quebras deram um gostinho especial na vitória da dupla Reinaldo Varela e Bruno Mega (Mitsubishi/São Paulo I), que venceu na geral de carros o Baja Petróleo, etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country. A prova aconteceu hoje (27/3) em Campos dos Goytacazes (RJ).

“Foi uma prova muito gostosa. Os organizadores estão de parabéns, pois conseguiram fazer um percurso com variedade de terrenos”, explicou Varela. Para o piloto, o importante foi ter largado bem: “pudemos sair em uma ótima condição, o que acaba fazendo a diferença em uma disputa como esta. Apesar do problema na direção logo no começo, conseguimos nos recuperar e terminar na frente”, completou Reinaldo Varela, que estará participando de todas as etapas do Brasileiro em 2005.

A dupla não competia desde julho do ano passado e hoje fez os 160 quilômetros de especiais com o tempo de 2h57min59seg. A segunda colocação ficou com Paulo Nobre/Blau Vallone (Palmeirinha Rally), 2h58min41seg, enquanto Marlon Koerich/Joseane Koerich (Chevrolet Rally Team) ficou em terceiro lugar, 2h59min35seg, e venceu ainda em sua categoria, a Protótipos.

Quebras – Na primeira volta de hoje, a dupla da Petrobrás Lubrax Klever Kolberg/Lourival Roldan (Petrobras Lubrax), atual campeã da Copa Baja, ficou com o câmbio quebrado. “O câmbio quebrou no começo da especial, no km 25. Esta foi a primeira vez que utilizamos esse câmbio e infelizmente teremos que realizar mais testes”, contou Klever, que pilota um Mitsubishi L200 Evolution.

Já Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo (Mitsubishi Racing), que são campeões brasileiros e do Rally dos Sertões 2004, tiveram problemas no freio.

As duplas Maurício Neves/Edgar Fabre (Mitsubishi Racing) e Ulisses Bertholdo/Rafael Capuani (RR Racing) também tiveram problemas. No caso de Neves e Fabre, com problema também nos freios, a solução veio no pit-stop de 20 minutos, pois o conjunto de freio foi substituído pelo mesmo que equipou as Mitsubishi L200 Evo II no ano passado. Assim, mesmo perdendo minutos na primeira volta, os dois conseguiram terminar o Baja Petróleo em 18o lugar na geral e em quinto na categoria Protótipos.

Entre os caminhões, a vitória foi de Carlos Salvini e Fernando Chwaigert, atuais campeões brasileiros, com o tempo de 3h46min05seg, que superaram outros sete adversários, recorde de participantes na Copa Baja.

Confira a colocação dos 10 melhores:

Carros
1º Reinaldo Varela/Bruno Mega, 2h57min59seg;
2º Paulo Nobre/Blau Vallone (Palmeirinha Rally), 2h58min41seg;
3º Marlon Koerich/Joseane Koerich (Mitsubishi Racing), 2h59min35seg;
4º Sérgio Barata/Youssef Hadad (Pirelli), 3h02min24seg;
5º Paulo Bertolini/Vanderlei Dalla Casa (Bertolini Racing), 3h02min26seg;
6º Felipe Bibas/Emerson Cavassim (Pro Macchina), 3h03min23seg;
7º Edu Piano/Rogério Almeida (Chevrolet Rally Team), 3h04min46seg;
8º Pedro Gouveia/Jorge Arantes (Minas Rally), 3h05min25seg;
9º Oberdan Reis/Daniel Gonçalves (Fort Rally Team), 3h09m19seg;
10º Roberto Reijers/Stanger Eler (Território 4×4), 3h10min55seg ;

Caminhões
1º Carlos Salvini/Fernando Chwaigert (Salvini), 3h46min05seg;
2º Luiz Matheus/Marcus Matheus (AMMA Team), 3h58min27seg;
3º Wagner Agostinho/Ambiael de Sousa (Mercedes Rally Team), 4h18min44seg.

Vencedores das categorias

Super Production
1º Paulo Nobre/Blau Vallone;
2º Sérgio Barata/Youssef Hadad;
3º Oberdan Reis/Daniel Gonçalves;

Production
1º Reinaldo Varela/Bruno Mega;
2º Paulo Bertolini/Vanderlei Dalla Casa;
3º Felipe Bibas/Emerson Cavassim;

Protótipos
1º Marlon Koerich/Joseane Koerich;
2º Edu Piano/Rogério Almeida;
3º Arilo Alencar/Alexandre Tomaz.

Este texto foi escrito por: Webventure