Pilotando em casa, os cearenses emplacaram mais vezes no pódio, mas os paulistas foram os mais rápidos na abertura do primeiro Campeonato Brasileiro de Rally off-road, realizada no último fim de semana, nas dunas da região de Cumbuco. Válido também como 2ª etapa da Copa Baja Brasil, o Baja Fortaleza teve a participação de 44 motos, 25 carros e 4 quadriciclos, desbravando 350km de trilhas.
Os melhores da etapa foram André Sawaya (Bike Box/Agip), pilotando uma Suzuki 250 na categoria motos, e Reinaldo Varella/Paulo Roberto Salles, na categoria carros, dirigindo um Troller. Além de adversários fortes como Jean Azevedo, Sawaya teve de superar uma febre de 38 graus para conseguir a segunda vitória no campeonato na categoria Superproduction.
Terapia – Varela também saiu de Fortaleza como líder, somando 37 pontos na classificação geral dos Carros, seguido da dupla Ulisses Bertoldo/Norton Lopes (Mitsubishi L200), com 28 pontos, e Riamburgo Ximenes/Marcos Rogério (Mitsubishi Pajero), com 24.
Bicampeão do Rali dos Sertões, ele garante que a prova serviu para acabar “com o trauma de duna”, lembrando o acidente que sofreu ao lado de Roberto Fadigatti nas dunas da Líbia durante o Dakar 2000.
Além da areia, a travessia de rios foi outra dificuldade da prova. Muitos pilotos tiveram suas máquinas quebradas ao atravessar um dos trechos de grande profundidade. A Confederação Brasileira de motociclismo aproveitou para implantar uma vistoria técnica mais rigorosa e os pilotos passam a responder ao regulamento internacional.
A próxima etapa do Baja Brasil, que também será válida pelo Brasileiro , será o Baja Santa Catarina, entre os dias 1 e 4 de junho.
Este texto foi escrito por: Webventure