Varella (esq) e Fadigatti buscam manter a liderança (foto: Divulgação)
Uma das provas mais tradicionais e difíceis do rali cross-country mundial, o Master Rally começa nesta quinta-feira (02/08), em Le Cannet (FRA). Serão quase 6 mil quilômetros – só perde para o Paris Dakar – atravessando a Itália, Grécia, Turquia, Síria, terminando em Petra, na Jordânia. O Brasil estará representado pela dupla Reinaldo Varela/Alberto Fadigatti (Troller), que vai defender a liderança no Mundial, já que o Master vale como sétima etapa do campeonato num total de nove.
Tudo pronto – “Passamos pela vistoria e estamos prontos para iniciar mais esse desafio. Somos o 25º carro a largar. Nossa estratégia é fazer uma prova cautelosa, pois o rali é longo. Depois, no decorrer da competição, vamos administrando de acordo com nossa posição em relação aos adversários. Pretendemos terminar entre os três primeiros na categoria para garantir pontos e manter a liderança na classificação”, comentou Varela.
Ele e Fadigatti lideram a categoria T3.2 (Carros diesel, 4×4, com preparação livre) com 88 pontos, seguidos dos portugueses Filipe Campos/Pedro Figueiredo (Toyota), com 72, e os belgas Gerard Marcy/Jean Paul Cottret (Toyota), com 48 pontos. A cada prova pontuam os 10 primeiros da geral e os seis primeiros de cada categoria. Logo, o Master Rally terá 87 pontos em jogo, somando-se os pontos dos vencedores na geral e categoria. É uma prova peso três, ou seja, a pontuação triplicada.
A dupla chegou nesta semana à Le Cannet. “Viemos rodando da Espanha, onde o carro ficou desde a última etapa, realizada lá. O Troller foi revisado e estamos com tudo pronto. O tempo está bem quente, foi uma bela viagem”, comentou o navegador Fadigatti.
Para todos os gostos – Segundo a organização da ASA Orient, a característica do Master 2001 será a variedade de terrenos e a divisão dos trechos valorizando pilotagem e navegação. O prólogo e largada acontecem em Le Cannet, Cote DAzur (FRA). A primeira especial sai de Le Cannet rumo a Magioni (Ita), num total de 648 km, sendo 30 km de especial (trecho cronometrado).
Os competidores ficam dois dias na Itália e fazem a travessia do Mar Adriático, desembarcando na Grécia. De lá, seguem para a Turquia, onde permanecerão por três dias. Depois entram na Síria para mais dois dias e chegam à Jordânia, onde serão corridas as duas últimas especiais do rali, que termina em Petra.
Este texto foi escrito por: Webventure