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Veículos off-road ficam em segundo plano no Salão do Automóvel

Redação Webventure/ Offroad

Jimny by dds é feito sob encomenda (foto: Caio Martins/ www.webventure.com.br)
Jimny by dds é feito sob encomenda (foto: Caio Martins/ www.webventure.com.br)

O Salão do Automóvel abriu suas portas ao público nesta quarta (27), no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP). Com o tema “sustentabilidade” sendo um dos mais comentados no mundo todo, as montadoras apostam em veículos “verdes” como novas tendências. Neste cenário, no entanto, os carros off-road acabaram ficando em segundo plano em termos de novidades.

O evento traz, na maioria das exposições, veículos urbanos e que em uma aventura fora de estrada não aguentariam o impacto. A maioria dos carros que realmente podem ser considerados off-road cai no conceito do inovar na imagem, apenas com novas versões de veículos já rodados.

Em especial as montadoras mais populares no Brasil, como a Fiat, Ford e Chevrolet, trouxeram apenas veículos remodelados em estilo e beleza, deixando de lado a ousadia e apostando na manutenção do que vem dando certo em termos de vendas.

No caso da Fiat, por exemplo, a linha Adventure, que mais se aproxima do perfil aventureiro, não ganhou nenhum novo companheiro. O Palio Adventure, o Doblo Adventure e a Strada Adventure, todos 4X2, estão com aparências mais arredondadas, mas as configurações do motor e tamanhos mantiveram-se quase inalterados. A Ford também manteve seus tradicionais carros fora de estrada, como a Ecosport 4X4, a F250 e a Ranger, e mudou apenas a aparência dos mesmos para versões 2011.

Montana reestilizada – A aposta da Chevrolet que mais se aproxima do off-road tradicional é a já conhecida Montana. O crossover teve sua parte visual reestilizada, trazendo uma frente semelhante ao Agile, lançado há algum tempo.

Em sua categoria, a picape aposta em uma grande capacidade de carga (758 quilos) e também em um banco ajustável, que dá maior visão sobre o painel. Além disso, o carro vem com um motor 1.4 Flex mais potente do que o antigo (102 cv com álcool e 97 cv com gasolina).

Em duas versões diferentes, a Montana tem um objetivo bem dirigido: atingir públicos diversos. Na LS, a Chevrolet dá atenção às pessoas que usam o veículo como trabalho e, por tal motivo, o carro vem com uma cabine com maior espaço interno. Já na Sport, o público a ser atingido é o jovem e, por isso, a versão vem com faróis com máscaras negras, rodas de alumínio aro 15, para-choques e frisos na cor do veículo, entre outros.

Um dos carros que chama bastante atenção é o lançamento da Citroën, o Aircross. Apoiado no conceito de sustentabilidade, o veículo, também considerado um crossover, é fabricado no Brasil e 85% é feito com materiais recicláveis.

Além disso, o Aircross usa 20 kg de materiais verdes em sua composição: os bancos e volante são feitos de couro; os carpetes e revestimento do teto de pet; e o revestimento lateral de fibra natural de caruá. Em sua configuração interna, o carro vem com motor 1.6 flex, 16v, sendo que, a gasolina, o motor alcança 110 cv, contra 113 cv no álcool.

Par tentar atingir um público mais jovem e que busque aventuras, o carro tem tração em duas rodas (4X2) e vem com elementos que podem ser muito úteis durante viagens. A começar por um computador de bordo e um sistema de navegação conhecido como “My Way”. O veículo também possui barras laterais de série para tornar o transporte de equipamentos, como bicicletas, mais fácil e prático.

A grande atração da Land Rover, por meio da marca Range Rover, é o Evoque. O carro é descrito pela montadora como a nova cara de um futuro próximo da marca. Com toques mais arredondados, quebrando o paradigma de estilo mais quadrado, o veículo tem previsão de lançamento para meados de 2011, em mais de 150 países, inclusive no Brasil.

Com motor seis cilindros 2.0 (a gasolina e a diesel, sendo que apenas a primeira configuração chegará às terras brasileiras), o carro consegue potência de 240cv, que, junto com a tração 4X4, possibilita totais condições de enfrentar cenários mais difíceis fora de estrada. Estes cenários, inclusive, poderão ser curtidos por meio do teto transparente, que permite uma visão panorâmica do exterior.

Assim como em todos os carros da Land Rover, o grande trunfo para o sucesso do veículo será a tecnologia “Terrain Response”. Com apenas um giro de botão, o motorista poderá mudar toda a configuração do carro, como suspensão e câmbio, para o terreno adequado ao que está se andando (desde asfalto até terra e areia).

O lançamento da Mitsubishi entre os veículos crossover é o ASX. Apresentado sob o slogan “um amigo para vida”, o carro traz configurações que se adaptam a cada tipo de aventureiro, podendo ser optado entre as versões 4×4 e 4×2.

O ASX chega a 160 cavalos de potência e tem um câmbio de seis marchas com sistema de pedal shift, que facilita a troca de marchas por meio de uma alavanca no volante, dando uma sensação de descanso ao dirigir.

Mesmo com boas configurações para passeios off-road, os grandes atributos do carro são seus detalhes “delicados” e joviais: dentro, o ASX possui luzes de led em sua extensão lateral no teto; fora conta com faróis de xenon. Ainda, o veículo possui sensores de estacionamento, acionamento elétrico de partida e sky view (teto transparente par trazer a sensação de liberdade).

Além da novidade, a Mitsubishi apresentou as novas versões dos tradicionais off-road Pajero Dakar, Pajero Full, L200 Triton e TR4, todas com aparências reestilizadas, mas sem grandes mudanças nas configurações.

A coreana SsangYong chegou há pouco tempo no mercado nacional, se comparada a outras montadoras, mas já está tentando revolucionar o cenário automobilístico brasileiro, principalmente se levado em conta o público fora de estrada.

Todos os carros da montadora, entre eles o Korando, Actyon Sports, Actyon, Kyron e Rexton, possuem versões 4X4, que dão mais força aos veículos. Apesar de pouco conhecidos, os carros possuem um design diferenciado, que chamam atenção por sua imponência.

Uma das apostas da SsangYong é a picape Actyon Sports. Com capacidade para cinco passageiros (cabine dupla) e motor de tecnologia alemã turbo diesel, que alcança 141 cv de potência, o carro abre as portas para passeios em família por quase todos os locais, inclusive de difícil acesso.

A picape Amarok não é novidade no mercado nacional e internacional. Carro oficial do Rally Dakar 2010 e com contrato para mais duas edições do maior rali do mundo, o veículo tenta se consolidar ainda mais em sua categoria com um novo modelo.

A Amarok contará também com uma versão cabine simples. Apresentado pela segunda vez no mundo (a primeira foi em Hannover, na Alemanha), o carro ainda está como protótipo, mas pretende ser lançado em 2011 e já tem confirmado configurações 4X2 e 4X4.

Como destaques do veículo, a modelo da Volkswagen distingue-se pelas linhas horizontais que dão um tom de robustez. Além disso, seu amplo espaço interno possibilita o transporte de até cinco pessoas, que soma-se ao grande espaço externo, que permite transportar cargas volumosas e pesadas.

Duas grandes marcas que alteraram veículos já conhecidos em busca de uma cara fora de estrada foram a Suzuki e a Subaru. A primeira modificou o já conhecido Jimny enquanto a segunda apostou no renomado Imprenza.

No carro da Suzuki, que é um 4X4, a principal alteração aconteceu em parceria com a empresa ddS. Feito sob sob encomenda, o Jimny modificado possibilita ao cliente escolher entre 150 acessórios que deixam o carro com todos os aparatos necessários para uma aventura off-road, entre eles pneus especiais e suspensão mais alta com ângulo de entrada de 50°.

Já o veículo da Subaru, o Imprenza XV, já vem modificado de fábrica. Sua suspensão mais alta (21 centímetros do solo) permite que o motorista enfrente situações de lama e areia. Somada à suspensão, a tração AWD (4X4) ajuda no controle do carro. Para finalizar, a montadora apostou num motor 2.0 com câmbio dual, podendo ser automático ou manual.

O Salão do Automóvel foi aberto ao público nesta quarta (27) e segue até o dia 7 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP). A edição deste ano do evento conta com mais de 450 automóveis em exposição de 42 fabricantes, sendo cerca de 40% dos veículos lançamentos.

Informações Gerais
– Evento: 26º Salão Internacional do Automóvel
– Data: de 27 de outubro a 7 de novembro de 2010
– Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo/SP

Horários
– 27/10: das 14h às 22h (entrada até 21h)
– 28/10 a 06/11: das 13h às 22h (entrada até 21h)
– 07/11: das 11h às 19h (entrada até 17h)

Ingressos
– Adulto: R$ 40,00 (Ingressos válidos para qualquer dia e para maiores de 12 anos)
– Infantil: R$ 30,00 (Ingressos válidos para qualquer dia para quem tem de 5 a 12 anos)
– Livre: Menores de 5 anos e maiores de 60 anos

– Horário de funcionamento da bilheteria: na abertura da feira até uma horas antes do seu término.

– Pagamento somente em dinheiro e cartão de débito. Caixa Eletrônico do Banco Bradesco disponível na entrada do evento.

Transporte
– Gratuito: Ônibus circular com ida e volta ao Parque Anhembi na estação Tietê do Metrô (Linha Norte-Sul), Terminal Rodoviário, funcionando uma hora antes da abertura até uma hora após o fechamento do evento.

Estacionamento
– Anhembi: Olavo Fontoura / Portão 38 – Veículos de passeio = R$ 25,00 / Motos = R$ 15,00
– Sambódramo: Olavo Fontoura / Portão 30 – Veículos de passeio = R$ 25,00 / Motos = R$ 15,00
– Estacionamento Auxiliar: Olavo Fontoura / Sentido Oposto – Veículos de passeio = R$ 20,00
– Unipare: Rua Voluntários da Pátria, 344 – Veículos de passeio = R$ 10,00

– Serviços de Leva e Traz para o Anhembi com inicio 1 hora antes do evento.

Este texto foi escrito por: Caio Martins

Last modified: outubro 27, 2010

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