Ana Makino venceu no Master Feminino. (foto: Rubens Nemitz)
A academia Jaguaty, em Curitiba, recebeu no último domingo (06/04), a segunda etapa do Paranaense de escalada esportiva 2003, desta vez na modalidade boulder. Apesar da AEEP (Associação de Escalada Esportiva do Paraná) e da FEPAM (Federação Paranaense de Montanhismo) estarem organizando o circuito com provas válidas pelo ranking estadual, o número de competidores continua muito baixo. Desta vez não tivemos a categoria Amador Feminino por falta de participantes.
Apesar disso, quem foi lá teve tiveram trabalho para encadenar (completar) os boulders montados pelos route-setters Rodrigo Gouveia e Ricardo Schen(Master) e Luis Oliveira (Amador).
A categoria Master Feminino contou com apenas duas atletas: Francine Machado e eu, Ana Luisa Makino, que tiveram como desafio três boulders difíceis. Francine fez um top e duas agarras-bônus (situadas antes do fim da via, mas que valem pontos). Conquistei minha segunda vitória no Paranaense após ter encadenado todos os boulders.
Por um tentativa – Na Master masculina, uma boa notícia: tivemos o dobro de participantes da última etapa, nove atletas. Sem esquecer da participação de Carlos Leonard, o Carlera, que, mesmo se recuperando de um machucado feio na mão, foi prestigiar o evento e ficou com o quinto lugar.
Ricardo Petry começou bem encadenando os três primeiros boulders à vista (na primeira tentativa), mas não conseguiu manter o mesmo nível nos dois últimos atletas, conquistando assim o terceiro lugar com 3 tops no total.
Os nervos ficaram à flor da pele já no final da competição. Anderson Gouveia e Diogo Ratacheski empataram quando faltava somente um boulder. Neste último e decisivo desafio, Anderson utilizou uma agarra que não era da via e teve de realizar o boulder novamente, encadenando na segunda tentativa. Diogo fez à vista, vencendo o campeonato por uma tentativa, assim como aconteceu na segunda etapa do ano passado.
Amador – Na Amador Masculino, depois de muita dúvida e de se inscrever somente no último dia, Bruno Gusi venceu encadenando todos os boulders. Rafael Vendramin, vencedor da 1ª etapa em 2002, ficou em segundo lugar com três tops. E Cassiano Pavelski, competindo mesmo sem treinar, ficou com o terceiro lugar.
Washington Vilela (de 14 anos), único de fora de Curitiba (veio de Maringá), mostrou que sua cidade ainda será uma potência na escalada, ficando com quarto lugar.
Agradecemos aos patrocinadores, AEEP, FEPAM, a todos os atletas, organizadores do campeonato e a todos que foram prestigiar o evento. Fica o convite para a terceira etapa, que será no mês de junho, com local a definir, na modalidade dificuldade trabalhada.
(*) Ana Makino escreveu especialmente para o Webventure.
Este texto foi escrito por: Ana Luísa Makino*