Engessão o carro dos problemas em Mogi. (foto: Divulgação)
No último fim de semana do mês de agosto (30 e 31/08) ocorreu na cidade de Mogi da Cruzes, interior de São Paulo, a 3ª etapa da Copa Vale Raid 2003, organizada pelo Jeep Clube Mogi das Cruzes.
No sábado, logo pela madrugada, nós da equipe Vernizi Off-road Team saímos de São Paulo e seguimos para Mogi, onde ocorreria a largada técnica da prova. Chegamos bem cedo ao local de largada, confirmamos a inscrição, adesivamos o Engesão e a navegadora programou o computador de navegação com os trechos de acordo com a planilha.
Nós tínhamos o número 3 de porta, que se refere à nossa classificação no campeonato do ano anterior e fomos sorteados com o número 22 de largada, o que significava que iríamos iniciar nossa aventura às 9h22.
A prova estava prevista para durar cinco horas e o dia ensolarado dava a sensação de que não teríamos muita lama, como foi a tradição desta prova nos últimos anos. Entramos no primeiro trecho navegado, um terreno com vários buracos, valetas e passagens que tinham uma media baixa.
Quando chegamos na primeira valeta, entramos com o Engesão de frente e devagar mas para nossa surpresa ele não saiu, tentamos algumas vezes, em vão. Descobrimos então que a tração dianteira não estava acionada. Perdemos alguns segundos até que a organização nos ajudasse a sair.
Seguimos até o próximo deslocamento, mas sofrendo porque escorregava muito por falta de tração. Paramos no deslocamento e fui verificar qual era o problema. Depois de desmontar as duas rodas livres, verifiquei que tinha muita graxa e com isto não travava a ponta de eixo. Limpei o excesso e saímos para recuperar o tempo. Ficamos 18 minutos atrasados.
Passamos por trechos de subidas fortes, tivemos que ultrapassar vários competidores e demoramos um pouco nas ultrapassagens de um trecho bem travado, mas conseguimos voltar ao nosso tempo.
Quanto estávamos próximos à outra subida forte, o Engesão apresentou temperatura muito alta e paramos para verificar. Ficamos 45 minutos encostados, Já sabíamos que estávamos sem chances de boa pontuação na prova, mas resolvemos mesmo assim continuar e aceleramos novamente. Andamos por estradões com muita poeira, cruzamos Mogi novamente e conseguimos voltar ao nosso tempo.
Fizemos em seguida o único trecho que tinha bastante lama, onde alguns competidores precisaram de ajuda. Relargamos após o neutro e seguíamos pelo trecho final, uma trilha bem fechada com varias erosões quando a temperatura do Engesão voltou a subir. Tivemos que fazer mais uma parada para esfriá-lo e continuamos até o local da festa.
Foi uma prova bastante diferente para nós, pois não conseguimos manter a regularidade em função dos problemas, mas por outro lado muito divertida pois conseguimos fazer todo o trajeto e vários trechos com bastante emoção. Depois de toda esta aventura ficamos em 21º lugar na Categoria Copa.
Para mais detalhes, acesse o site www.vernizi.hpg.com.br. Abraços e até a próxima aventura.
Colaborou: Equipe Vernizi Off-road Team
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 22, 2003