Diretor da Abea Pavão foi aplaudido pela palestra. (foto: Jorge Nicola)
Clique aqui e confira 122 dicas de segurança
Na noite de ontem (30/04), o auditório da academia Competition, em São Paulo (SP), esteve completamente lotado para a palestra Socorros de urgência em ambiente outdoor, que teve como palestrante Valdir Pavão, diretor de segurança da Abea.
Cerca de 140 pessoas ouviram com atenção as recomendações e instruções de Pavão, que falou por mais de 40 minutos, com o auxílio de um projetor de slides. A palestra se baseou em três tópicos: retrospectiva de acidentes e incidentes, minimização de riscos e orientação geral para facilitar resgates.
Com a experiência de quem coordena o salvamento das principais provas de aventura do Brasil desde 2001, Pavão demonstrou satisfação com a grande participação do público. Quero dar parabéns a todos os presentes, que mostram conscientização e preocupação com os socorros, afirmou o diretor da Abea.
A palestra – Pavão iniciou o evento apresentando fotos de acidentes e incidentes ocorridos recentemente no país, como a morte de duas pessoas na Casa da Pedra, em março de 2003, quando uma tromba de água inundou a caverna e provocou o óbito de um turista e um guia.
O palestrante se referiu ainda a acidentes de rapel na Avenida Sumaré, à constância de pessoas que se perdem em aventuras de trekking e a ferimentos superficiais decorrentes de expedições outdoor. Todas essas situações podem ser evitadas desde que haja planejamento e conhecimento, alertou.
Seja qual for a aventura que você for fazer, ela requer um plano prévio, conhecimentos mínimos de primeiros socorros, informações sobre o local e o estabelecimento de uma estrutura de emergência, em caso de necessidade, acrescentou.
Bem-humorado, Pavão arrancou risos da platéia por diversas vezes. É óbvio que, se a pessoa utilizar o tênis do futebol ou a meia com que vai para o escritório para fazer trekking, ficará com bolhas nos pés, disse o tenente, para uma explosão de gargalhadas dos presentes.
Boa parte da palestra foi dedicada à aplicação dos primeiros socorros em caso de ferimentos, em uma expedição não urbana. Apesar de não se aprofundar em qualquer técnica, Pavão abordou as mais utilizadas, como a utilização de equipamentos não convencionais para um primeiro atendimento.
Uma das fotos mostrava uma pessoa imobilizada com caiaque. É fundamental que qualquer aventureiro parta para sua expedição sabendo pelo menos o básico sobre primeiros socorros, explicou o diretor da Abea.
Quando ocorre algum acidente, a tendência é que todos entrem em pânico. Mas a primeira providência é ter calma. Com ela, você usará o bom-senso que o levará a tomar a medida certa, advertiu Pavão.
Por fim, ele lembrou que os acidentes costumam acontecer com maior freqüência em aventuras de fim-de-semana, e não em grandes eventos. Aquelas pessoas sem experiência, que saem pelo mato sem informação é que acabam se complicando, finalizou.
Próxima palestra – A terceira palestra do Circuito Webventure, apoiado pela Competition e pelo UOL, terá como tema Preparação física para aventura e será realizada pelo treinador de corrida de aventura Aulus Sellmer. O evento está marcado para o dia 28 de maio. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo endereço www.webventure.com.br/circuitodepalestras.
Clique aqui e confira 122 dicas de segurança
Este texto foi escrito por: Jorge Nicola