Foto: Pixabay

Veja como foi o Paulista de Regularidade

Redação Webventure/ Offroad

Etapa foi realizada em Santo Antônio do Pinhal. (foto: Adriano Akiyama/Divulgação)
Etapa foi realizada em Santo Antônio do Pinhal. (foto: Adriano Akiyama/Divulgação)

No último dia 24, foi realizado em Santo Antônio do Pinhal o 1º Rallye de Inverno, válido pela 4ª etapa do Campeonato Paulista de Rallye de Regularidade e pelo ranking da O.P.N. (Organização de Pilotos e Navegadores).

Depois de uma semana muito fria, no domingo o sol chegou para aquecer os ânimos de pilotos e navegadores. Às 8 horas começou o briefing de largada e o primeiro carro partiu às 9 horas, percorrendono total aproximadamente 160km em estradas, na sua maioria de terra, em direção às cidades turísticas, próximas à divisa de Minas Gerais, como Gonçalves, Cambuí e Consolação e retornando a Santo Antônio do Pinhal num percurso de aproximadamente quatro horas.

Difícil desde o começo – Numa prova onde quase todo percurso teve visual deslumbrante, pilotos e navegadores não tiveram tempo de sequer espiarem por onde passavam. Logo no primeiro trecho foram pegos de surpresa ao largarem já com média imposta. Com trechos muito curtos, os navegadores encontraram dificuldades para a rápida programação dos trechos, obrigando os pilotos a ajudar no roteiro e fazendo assim com que muitas duplas errassem o caminho ou mesmo a programação nos aparelhos.

Médias justas também exigiram bastante habilidade e perícia dos pilotos, obrigando-os a pisar fundo onde era exigido e manter o carro na média nos trechos sinuosos. Laços e pegadinhas também se fizeram presentes, exigindo mais atenção das duplas e dando maior emoção e adrenalina à prova. Logo no primeiro laço, três dos sete carros que lideravam o campeonato passaram errado, causando a perda de pontos que poderiam ser valiosos.

Mais problemas – No final do trecho 22, os navegadores voltaram a ter dor de cabeça. Uma diferença de medição fez com que cada um optasse por um tipo de fechamento, afetando o cálculo de todos os demais trechos navegados. Ao que parecia, mais uma vez era a precisão fazendo a diferença no rali.

A partir das 13 horas, os carros começaram a chegar ao Hotel Fazenda Estrela da Serra, onde, enfim, os participantes puderam curtir o belíssimo visual em meio à natureza e desfrutar de um delicioso almoço, cedido pela organização.

Ao conferir a ficha técnica, puderam perceber que no trecho 22 não havia nenhuma pegadinha exigindo precisão, mas sim, um erro no livro de bordo. A partir daí começou a ser discutida qual providência tomar. Enquanto um comissário da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo) saiu para refazer a medição, o diretor técnico da prova mostrava onde e como ocorreu o erro, pedindo desculpas e assumindo o erro. Daí então começou a discussão sobre a atitude a ser tomada. Já comentavam em cancelar a prova a partir do trecho 22, quando o comissário da FASP voltou e se reuniu com a organização do evento.

Conclusão – Com um atraso de aproximadamente três horas foi divulgado o resultado. Sorte de quem optou pelo fechamento do trecho 22 na medida básica. Pois, ao contrário do que disse o diretor técnico, os comissários da FASP afirmaram que o erro estava também na medição do final do trecho 21.

Parabéns à dupla campeã Fernando Menoncello e Animau, que andou muito bem e mereceu a vitória, disparando na liderança do Campeonato Paulista.

Confira abaixo a classificação

Categoria Graduados
1) Fernando Menoncello / Animau – 107 pontos perdidos
2) Pedro Marolla / Carlos Marolla – 195
3) Franklin Delgando / Sandro Dib – 227
4) Alexandre Martinez / Gilze Araújo – 250
5) Ralf Greggersen / Ivan Bertagna – 276

Especial
1) Rita Frias / Hélcio Meca – 1.125 pontos perdidos
2) Alexandre Monteiro / Júlio Monteiro – 1.932
3) Sílvio Pegadinha / Paulo Bomba – 2.474
4) Alex Godoi / Waldeck Moraes – 2.499
5) Paula Oliveira / Patrick Pinzan – 3.154

Turismo
1) Marcel Moura / João Medau 140 pontos perdidos
2) Jorge Hassen / Hugo Hassen – 176
3) Sidney Bruschi / Abel Thomaz – 187
4) Marcelo Diniz / Pablo Garcia – 235
5) Humberto Campos / Marcelo Bôer – 245

Universitário
1) Ricardo Freitas Junior / Fabio Santejani 502 pontos perdidos
2) João Medeiros / André Melo – 939
3) Amadeu Bovi Neto / Fabrício Bovi – 1.238
4) Leonardo Scaravelli / Maristela Scaravelli – 1.797
5) Everton Siqueira / Gabriela Navarro – 1.897

Este texto foi escrito por: Alexandre Martinez

Last modified: setembro 3, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure