Adriana Kostiw competindo de Laser (foto: Marcos Ferrari)
A 32ª edição da semana de Vela de Ilhabela promete disputas acirradas, principalmente nas primeiras regatas do evento, dias 9 e 10. Os maiores nomes da vela nacional estarão presentes em veleiros de última geração.
Destaques como a equipe dois do ABN AMRO, que irá disputar a Volvo Ocean Race no final do ano e o Brasil 1, que irá reunir alguns dos maiores velejadores brasileiros da atualidade em um VO70, irão garantir o show no mar de Ilhabela de 8 à 16 de julho.
Outra disputa particular será entre o novo veleiro de Eduardo Souza Ramos, recém chegado da Europa, contra o antigo, o Pajero TR4, que foi tri-campeão da Semana de Vela. O Pajero foi renomeado para Aires 4, e ficará sob o comando de Jorge Zarif em Ilhabela.
Veja onde estarão os principais nomes da vela nacional:
Brasil 1 – O primeiro veleiro brasileiro na Volvo Ocean Race terá seu primeiro desafio ainda em mares do Brasil, na Semana de Vela. O Brasil 1 irá correr apenas a regata Eldorado Alcatrazes, no sábado (9/07). O comandante Torben Grael tem como conquista mais recente a medalha de ouro na classe Star em Atenas, a quinta na carreira e terceira ao lado parceiro Marcelo Ferreira, também presente no Brasil 1, como regulador de Velas. Alan Adler, detentor de mais de 30 títulos mundiais, é diretor do projeto do Brasil 1.
O jovem André Fonseca, de 26 anos, também faz parte da tripulação. Ele é catarinense e já foi dez vezes campeão brasileiro, em diversas classes. João Signorini, o Joca” será o timoneiro do Brasil 1. O carioca também irá acumular a função de enfermeiro. Kiko Pelicano também é medalhista olímpico. Ele foi bronze em Atlanta (96) ao lado de Lars Grae, irmão de Torben, e será proeiro e trimmer no Brasil 1.
O experiente Eduardo Penido poderá engrossa o time. Ele tem 45 anos e conquistou a medalha de ouro nos jogos olímpicos de Muscou, em 1980 na classe 470 ao lado de Marcos Soares. Será o reserva do time na Volvo Ocean Race e pode ser chamado para competir em Ilhabela. Nos outros dias ele fará parte da tripulação do Fortuna III, veleiro argentino.
Team ABN AMRO – André Mirsky e Lucas Brun, que foram selecionados para fazer parte do Team ABN AMRO na Volvo Ocean Race irão competir em Ilhabela com o Neptunus Express, fita azul na regata Rio Boat Show. A tripulação do veleiro ABN AMRO II também estará presente, composta de selecionados dos Estados Unidos, (George Peet e Andrew Jr. Lewis), Austrália (Luke Molloy e Phil Harmer), e Holanda (Simeon Tienpont e Gerd-Jan Poortman).
Lars Grael – Medalhista olímpico, irmão de Torben e secretário de esportes de São Paulo, Lars Grael irá comandar o veleiro argentino Fortuna III, foi o mais rápido na última regata Buenos Aires-Rio de Janeiro, em fevereiro. Além do Brasil 1, o Fortuna, um veleiro de 60 pés, é um forte candidato à fita azul nas regatas de longo percurso.
Robert Scheidt – O medalhista olímpico poderá competir em Oceanos e Monotipos. Scheidt já tem presença garantida como tático no veleiro baiano Odoyá. Ele ainda poderá competir na classe Laser, na competição de Monotipos, se estiver completamente recuperado de uma tendinite no braço direito. Só vou competir na Laser se estiver 100% recuperado, disse.
Eduardo Souza Ramos – Tri-campeão da Semana de Vela de Ilhabela, Eduardo Souza Ramos traz um novo veleiro para a 32ª Semana de Vela de Ilhabela. O Mitsubishi/Gol/Daslu é parte do investimento de R$ 200 mil do empresário na campanha para a Semana de Vela. O Judel Vroelick de 47 pés chegou na semana passada ao Brasil e o período de teste e adaptação de apenas quatro dias antes da Semana de Vela pode ser uma desvantagem para a tripulação. Temos de aproveitar muito bem esse tempo para tirar o máximo de informações possíveis do veleiro, disse Souza Ramos.
Jorge Zarif – O Pajero TR4, veleiro tri-campeão da Semana de Vela nas mãos do comandante Eduardo Souza Ramos agora é de Jorge Zarif, agora como Áires 4. O velejador também coleciona três títulos da Semana de Vela, e já fez parte da delegação brasileira nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984 e em Seul, 88. O Áries já provou que é um excelente barco e vamos participar de Ilhabela com o objetivo de ficar entre os cinco melhores, disse Zarif.
Adriana Kostiw – A velejadora recebeu convite para fazer parte da tripulação Capim Canela, um dos Beneteau First 40.7 que competem no Match Race Brasil, e de outra equipe carioca. Porém ela só irá competir a Semana de Monotipo, pela classe Laser. Kostiw afirmou que irá treinar para um campeonato na Europa, que acontece em agosto. Recebi dois convites, mas tenho que manter o foco, disse.
Isabel Ficker e Laura Zanni – A dupla campeã mundial de 2003 na classe 420 irá treinar na classe 470 na Semana de Vela. Isabel e Laura irão participar do Campeonato Mundial da classe em agosto e também não irão competir na Oceano em Ilhabela.
Fernanda Oliveira – Irá competir na classe Oceano como comandante do veleiro Equinautic, da classe Skipper 21, tripulado por cinco mulheres. Uma delas é sua companheira na classe 470, Isabel Swan. Juliana Senffet, Fernanda Guedes Pinto e Denise Chagas engrossam o time, convidadas por Oliveira.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure