No dia 16 de novembro aconteceu a quarta edição do Mountain Do Deserto do Atacama, a prova reuniu atletas de todos os estados do Brasil e estrangeiros. O público chileno marcou presença para prestigiar os mais de quatrocentos atletas, que variaram seus percursos entre seis, 23 e 42 quilômetros. A largada aconteceu na praça central da cidade de São Pedro do Atacama e seguiu pelas dunas, trilhas e estradas da região desértica do Chile.
Ao concluir o trajeto no país andino, os atletas estão um passo mais perto de conquista da Mandala dos Quatro Elementos, concedida aos corredores que conseguem completar as provas que representam os quatro elementos:
Atacama, Chile Elemento Terra
Florianópolis, Brasil – Elemento Água
Patagônia, Argentina – Elemento Fogo
Vale Sagrado, Peru – Elemento Ar
Os brasileiros continuaram sendo presença garantida entre os primeiros, como já acontece desde a primeira edição da prova no Chile (2012). O campeão dos 42 quilômetros foi Anderson Rodrigo Rogenski. Já no feminino a primeira foi Ingrid Trindade, que ficou apenas cinco minutos de quebrar o recorde da prova, que dura desde 2012.
Vencedores
42km
Masculino: Rodrigo Rogenski 3h18min02
Feminino: Ingrid Trindade 4h23min33
23km
Masculino: Thiago Gonçalves Rodrigues 1h53min59
Feminino: Evelyn Duran Retarnal 2h13min
6km
Masculino: Luciano Zogbi 26min43
Feminino: Adriana Vaz 30min03
As próximas etapas do Mountain Do serão no Brasil e já tem data marcada para acontecer em 2017, são elas, Praia do Rosa – 01 de Abril e Costão do Santinho – 01 de Julho. As inscrições abrem em dezembro.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli
Last modified: fevereiro 25, 2017