Velejar é uma das atividades mais antigas da humanidade. Foi à vela que a humanidade cruzou oceanos, povoando ilhas e continentes. Depois, foi da mesma forma que descobriu o Novo Continente. Séculos atrás, as Grandes Navegações representavam o que a conquista espacial representa hoje para a humanidade. Ainda hoje o mar represente a fonte de renda para grande parte do planeta, também movida pelos ventos.
Por ser uma das atividades mais antigas, é também uma das mais desenvolvidas. Velejar é uma arte tão complicada que a literatura e as técnicas do esporte são muito avançadas, apesar de sempre se ater a antiguidade.
Dar a volta ao mundo enfrentando as piores condições de mar, com enormes ondas, ventos fortíssimos, péssimas acomodações dentro dos veleiros, tudo pela glória de participar de uma prova como a Volvo Ocean Race faz da vela um exporte de aventura. Que, ao mesmo tempo, também pode ser extremamente contemplativo, como um passeio pelo litoral a bordo de um veleiro de cruzeiro.
Estação de Vela – Desde o meio de abril o internauta do Webventure tem mais uma sessão para navegar. Literalmente navegar. A estação de vela foi criada para aumentar o número de esportes de aventura do site e trazer serviços para você.
O trabalho começou mais de um mês antes da estação ser publicada. Primeiro o layout, depois trabalhamos para pesquisar e escrever sobre técnicas e utilidades. Uma nova área no Webventure também trouxe novos conhecimentos para a equipe.
Até hoje, contamos com a ajuda de especialistas no assunto, e vai aqui o nosso agradecimento para Hamilton Ainda, presidente do Yatch Clube de Santo Amaro, pelas indicações de fonte; Marcos Ferrari, velejador profissional que está em campanha para o Pan 2007 de Hobbie Cat 16, por todas as informações técnicas e a didática com que nos ajudou. Também a Ricardo Del Bianco pelos comentários; a Ricardo Lobato, juiz internacional, pelas informações sobre regras.
Sem esquecer de Ubirajara Proença, que realizou a clínica de nós reproduzida na reportagem A arte dos nós e André Homem de Melo, que já deu a volta ao mundo em solitário e cedeu as informações para o texto sobre velejar em cruzeiro.
Notícias Exatamente no dia 10 de abril a estação de vela entrou no ar, depois de muito trabalho de toda a equipe em prever qual seria o seu público, quem seriam os colaboradores e como montar essa nova sessão. O primeiro evento com cobertura on-line foi o Match Race Brasil, na etapa de Ilhabela, em maio.
O grande evento do ano que se estende até 2006, é a Volvo Ocean Race , que tem pela primeira vez um veleiro brasileiro e que provavelmente vai terminar o ano de 2005 na segunda colocação da prova. Para 2006, esperamos continuar com o esforço e evoluir, assim como a arte da navegação.
Daniel Costa, é jornalista e repórter do Webventure. É apaixonado por off-road e no Webventure conheceu todos os outros esportes de aventura fazendo reportagens e entrevistas em outras editorias, como Montanhismo e, principalmente, Vela. Daniel é um dos responsáveis pelas editorias de Vela e faz a cobertura on line dos campeonatos brasileiros de cross-country. Este é um texto opinativo e reflete a opinião de seu autor. |
Este texto foi escrito por: Daniel Costa