Foto: Pixabay

Veleiro Touché testa entrosamento antes da Semana de Vela

Redação Webventure/ Vela

O touché foi testado em ventos fortes (foto: Alexandre Koda/ www.webventure.com.br)
O touché foi testado em ventos fortes (foto: Alexandre Koda/ www.webventure.com.br)

Entre essa quinta-feira (22/06) e o próximo sábado (25/06) acontece no Yatch Club de Ilhabela o Warm Up da Semana de Vela, evento que serve para os veleiros fazerem os últimos ajustes antes da competição internacional. O Touché Super, do comandante Ernesto Breda, contará com três novos tripulantes e aproveitou as duas regatas da quinta-feira para levar a equipe ao extremo.

Logo na primeira disputa do dia a Comissão de Regatas optou por autorizar a largada sob bandeira preta, o que significa um aviso aos veleiros para que não larguem antes da hora, sob risco de desclassificação. E foi o que aconteceu com o Touché, que cruzou antes da hora a linha imaginária entre o barco da organização e a bóia.

Na segunda regata eles se recuperaram e garantiram a fita azul ao cruzar em primeiro a linha de chegada. “O objetivo é defender o título da Semana de Vela, onde fomos campeões ano passado e a primeira regata foi resultado disso. Tivemos uma largada agressiva e cometemos um erro”, admite Breda. Caso não houvesse a bandeira preta, eles poderiam ter pago uma penalização na hora e voltariam para a disputa.

O comandante garante que o problema aconteceu por uma falha de comunicação no momento da manobra e não por inexperiência do proeiro. “Não foi um erro do tripulante”, enfatiza. “Na Semana de Vela não vamos forçar tanto, a não ser que a gente cometa um erro muito grave”.

Ainda segundo ele, as duas velejadas foram muito produtivas para entrosar mais a tripulação. “Fiquei muito satisfeito, pois pudemos testar o barco numa situação de vento forte (15 a 18 nós) e treinar posicionamento na raia”, relata o comandante.

Na disputa da classe ORC o resultado final depende de uma série de combinações, já que barcos de diferentes configurações competem entre si. “Sabemos que durante a semana de vela teremos que ser mais competitivos, pois serão 40 barcos largando juntos. Precisaremos aproveitar nossa velocidade para sair na frente”, finaliza Breda.

A Semana de Vela de Ilhabela será realizada entre os dias dois e nove de julho no Yatch Club de Ilhabela, com a presença das classes S40, HPE25, J24, C30, ORC Internacional, ORC Club, RGS e RGS Cruiser.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Last modified: junho 23, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure