Veleiro Negra ficou com o título da Sailing Cup (foto: Divulgação/ Hector Echebaster)
Os velejadores estrangeiros foram os grandes destaques da primeira edição da Mitsubishi Sailing Cup. Na última etapa da competição exclusiva para embarcações da classe S40, os uruguaios do veleiro Negra, comandado por Nicolas Gonzalez, e os argentinos do Mercenário 5, comandado por Luis Silva, travaram um duelo intenso nas águas da na praia de Jurerê, em Florianópolis (SC). Melhor para a tripulação do Uruguai, que ficou com a primeira colocação nos critérios de desempate.
É uma emoção impressionante e um sentimento incrível. Fizemos uma prova calma, o tempo todo atrás do nosso concorrente direto e tivemos tranquilidade para ultrapassá-los no momento certo. Foi um trabalho de equipe e de muita dedicação, treinamento e aprendizado. E arrancar a vitória na última perna da última regata da competição tem um sabor realmente especial, afirmou o comandante campeão.
Para a tripulação do Mercenário 5, que ficou na vice-colocação, a experiência nas águas brasileiras foi muito boa. Estamos muito contentes com este resultado. Hoje tivemos um pouco de dificuldade, pois na reta final nos enrolamos com uma embarcação que estava fora do páreo e faltou pouco para ganharmos. Mas somos um grupo de amigos que gostam de velejar muito bem e poder competir ao lado de grandes nomes do esporte sul-americano é muito especial e gratificante, disse Silva.
Brasil – Entre os brasileiros, a embarcação melhor colocada foi a Mitsubishi Gol. Comandado pelo melhor velejador do mundo em 2009, Torben Grael, o barco fechou a competição na terceira colocação após conquistar a vitória na regata do último domingo (24).
Acabamos apenas dois pontos atrás dos dois primeiros colocados em uma competição extremamente equilibrada. E isso é uma ótima maneira de terminar, pois fomos muito bem na etapa, ficando na segunda colocação do final de semana”, explicou Torben.
Outro veleiro brasileiro, o Pajero de Eduardo Souza Ramos ficou com a quarta colocação. Apesar disso, o barco foi o único a conquistar duas etapas do evento. De acordo com o comandante, que é o idealizador da competição, fazer um prova só para veleiros S40 foi um sonho, o que o leva a pensar já nas próximas edições.
Sempre sonhei em fazer uma competição de monotipo de oceano no Brasil e o que me motiva é o amor que tenho pelo esporte. Com esta primeira edição, conseguimos organizar uma competição difícil com um aspecto social intenso. E esta é a primeira vez que a Classe S40 é estrela de um evento sul-americano, afirmou Souza Ramos, que espera dobrar o número de participantes em 2011.
Classificação final da Mitsubishi Sailing Cup 2010
1º Negra (URU) – Nicolas Gonzalez – 42
2º Mercenário 5 (ARG) – Luis Eduardo Silva – 42
3º Mitsubishi/Gol (BRA) – Torben Grael – 44
4º Pajero (BRA) – Eduardo de Souza Ramos – 46
5º Celfin Capital (CHI) – Jorge Errázuriz – 53
6º Cusi 5 (ARG) – José Estevez – 72
7º Patagonia (ARG) – Norberto Alvarez – 78
8º Ogum (BRA) – Zeca Revoredo – 89
9º Carioca (BRA) – Roberto Luiz Martins – 106
Este texto foi escrito por: Webventure