Mais de 190 veleiros largaram para as regatas de hoje (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Direto de Ilhabela (SP) – Mais de 190 veleiros largaram hoje do canal de São Sebastião para as regatas inaugurais da 33ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Os barcos maiores farão a regata Eldorado Alcatrazes por Boreste, um percurso de cerca de 50 milhas (80 km) até a ilha de Alcatrazes, no litoral norte de São Paulo, e depois retornam para o Yacht Club de Ilhabela.
Já as classes menores, como a HPE 25, farão o percurso até a ilha de Toque Toque, de aproximadamente 27 milhas (43 km). A largada estava prevista para às 10h50 de hoje, na frente do Yacht Club de Ilhabela, porém a falta de vento obrigou os organizadores a levarem a flotilha mais para o norte, e o início da regata só aconteceu ao meio dia e meia.
A Semana de Vela deste ano traz estréias de novos barcos, como o novo Agripina/Asa Alumínio, de 57 pés (17 metros), que tem Lars Grael no comando. Espero uma regata difícil. A previsão é de vento fraco, e com isso o fator sorte pode influenciar. Iremos precisar de uma tática muito cuidadosa, para decidirmos se iremos seguir mais perto da praia ou no alto mar. Porém, o Asa Alumínio é o barco mais rápido da flotilha, desafiante ao título da Fita Azul, explicou o comandante. Ainda na tripulação do Asa está Lucas Brun, recém chegado da Volvo Ocean Race.
Eduardo Souza Ramos também está de barco novo, de 46 pés (14 metros), mas para ele é mesmo o Asa Alumínio quem deve ficar com a Fita Azul da regata Alcatrazes. Está tudo certo para nós, o barco está bom, o dia bonito, a tripulação é boa, mas tudo isso funcionar hoje ainda é uma grande incógnita. Nós vamos aproveitar a festa de estar aqui, mas não tem como o Asa Alumínio não ganhar a Fita Azul de hoje. É um barco muito maior, moderno, e feito especialmente para ventos fracos, é o favorito, disse o velejador octacampeão da Semana de Vela.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa