Quatro veleiros já estão na água (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Direto do Rio de Janeiro (RJ) – Quatro veleiros já estão na água para os últimos ajustes e os treinos antes da in-port race do próximo sábado. Os dois barcos do Team ABN Amro, o Piratas do Caribe e o Brasil 1 foram colocados de volta na água. Apenas o Ericsson e o Movistar ainda estão no seco e a previsão é de voltarem para a água até quinta-feira.
Agora as equipes de terra terminam os reparos nas peças de cada veleiro e arrumam as velas que serão usadas na regata local. A maioria dos velejadores já voltou do breve período de férias entre a chegada e esta semana.
A in-port é uma regata de muita manobra. Subida e descida de balão, jibe, cambada, montagem de bóia. Então visamos um treinamento para o pessoal do barco ficar mais esperto nas manobras. Diferente da perna longa, que treinamos mais as mudanças de vela. Preparamos o barco pensando no peso que podemos deslocar para frente e para trás, comentou João Signorini, o Joca.
Escolha de velas – Escolher as velas é uma parte importante, mas não temos muitas opções. Muitas velas nem levamos no barco para a in-port porque sabemos que não vamos usar. A escolha é mais em qual balão que vamos usar, qual genoa, qual vela grande. Das 11 velas que levamos geralmente no barco, para a in-port devemos ter só umas cinco, seis, explicou o timoneiro e regulador de velas do Brasil 1.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa