Largada para a regata Alcatrazes (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Direto de Ilhabela (SP) – Os veleiros largaram perto das 11h da manhã no Canal de São Sebastião para a regata Alcatrazes por Boreste. A corrente estava muito forte e o vento enfraqueceu na hora da lagrada, o que fez com que vários barcos cruzassem a linha de largada antes da hora. Por isso os veleiros tiveram que voltar para uma relargada, após o tradicional tiro de canhão da Fragada da Marinha do Brasil.
O percurso tem aproximadamente 55 milhas náuticas e com as atuais condições de vento a previsão é de o primeiro barco chegar antes da meia noite de hoje. O tempo oficial de regata vai até o meio dia de amnhã, domingo (10). A ilha de Alcatrazes se encontrava parcialmente encoberta pelas núvens e pela cortina de chuva no horizonte às 13h desse sábado. Os primeiros veleiros deixaram o Canal de São Sebastião e partiram para mar aberto logo depois.
Após a largada o Mitsubishi/Gol/Daslú, de Eduardo Souza Ramos, despontou na frente, seguido de perto pelo ABN AMRO Neptunus Express. Cerca de 50 minutos depois, o Brasil 1, que largou atrás, já tinha alcançado o primeiro pelotão. Fazendo um percurso diferente, o Fortuna III, veleiro argantico que tem Lars Grael como Tático tamém se aproximava.
O Brasil 1 foi convidado pela organização e não faz parte da competição, em alguns momentos a tripulação simula manobras para treinar. O Fortuna III, de 60 pés, estava na frente às 13h30. Logo depois vinham o Mitsubishi/Gol/Daslú e o ABN AMRO Neptunus Express.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa