Veleiros se preparam para partir do Yacht Club de Ilhabela (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Direto de Ilhabela (SP) – A última regata da 33ª Semana de Vela de Ilhabela está marcada para começar às 11h30 deste sábado e trará a decisão nas principais classes do evento. O vento na direção sul fez a Comissão de Regatas optar por fazer a final dentro do canal de São Sebastião. A intensidade beirava os dez nós na primeira medição da organização.
Na classe IMS 500, a principal da Semana de Vela, a disputa está entre dois veleiros estrangeiros. O barco uruguaio campeão mundial da classe Memo Memulini, de 42 pés, e o argentino Matador, de 46, podem ser campeões. A situação do Memo Memulini é mais confortável, segundo o brasileiro Nelson Ilha, juiz internacional de regatas e tripulante convidado da equipe uruguaia.
O Matador precisa vencer a regata para ser campeão. Se ele não vencer, nós não precisaríamos nem competir hoje. Já se ele for o primeiro, nós temos que chegar obrigatoriamente em segundo, ou iremos perder o título, comentou Ilha.
IMS 600 – Já na classe IMS 600 a disputa está mais acirrada. O veleiro carioca Ventanero está em segundo lugar, mas com o mesmo número de pontos do baiano Odoyá, líder após quatro regatas. A última prova também será decisiva para as duas tripulações.
Precisamos apenas do nosso resultado. Essa última regata irá decidir tudo. O ideal é que fique um barco entre nós dois no resultado, assim teremos mais tranqüilidade, comentou Renato Cunha, comandante do Ventanero. Robert Scheidt está na tripulação do veleiro baiano.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa