Baltimore se prepara para receber a Volvo (foto: Divulgação/ VOR)
Após 15 dias de velejada, os primeiros veleiros da quinta perna da Volvo Ocean Race começam a se aproximar de Baltimore, nos Estados Unidos. O ABN Amro 1 lidera com folga a flotilha e está a apenas 21 milhas náuticas (38,8 quilômetros) da linha de chegada. O primeiro veleiro da equipe holandesa tem 39 milhas (72 quilômetros) de vantagem para o Movistar, segundo colocado.
Os dois veleiros seguem a uma velocidade de 12 nós (22 km/h) e a previsão é que o líder chegue em Baltimore próximo das 13h de hoje. ABN 1 e Movistar são os únicos que já chegaram na Baía de Chesepeake, entrada para a cidade destino da perna. O terceiro colocado, o Piratas do Caribe, está a 204 milhas náuticas (377.8 quilômetros) do líder.
Em quatro lugar está o veleiro da Ericsson, 52 milhas (96 quilômetros) atrás dos Piratas e em quinto vem o Brasil 1, 18 milhas (33 quilômetros) atrás dos suecos. O ABN Amro 2 segue na última colocação, a 296 milhas (548 quilômetros) do líder. Segundo o site oficial da prova, apenas os dois primeiros veleiros devem chegar ainda hoje no destino. Os outros quatro são esperados na manhã desta terça-feira em Baltimore.
Classificação – Com o segundo lugar, o espanhol Movistar consegue tirar a vice-liderança do ABN Amro 2 na classificação geral. A disputa pelo segundo lugar na tabela ficará apertada após a chegada em Baltimore. O Movistar assume a posição com 40,5 pontos contra 39,5 do ABN Amro 2. Logo depois, meio ponto atrás, ficará o Piratas do Caribe, se os americanos conseguirem manter a terceira colocação na perna.
Os seis veleiros irão ficar até 7 de maio em Baltimore e depois partem para Nova Iorque. A partir dessa etapa o veleiro australiano, que estava fora da competição, deve voltar para a disputa.
Este texto foi escrito por: Webventure