O velejador Beto Pandiani, o Betão, esteve neste sábado em Ilhabela durante a Copa Mitsubishi Motors de Vela, e comentou sobre os próximos projetos que tem em mente. No final do ano passado, junto com Igor Bely ele completou uma jornada de 17.400 quilômetros ao redor do mundo a bordo de um Trimarã sem cabine.
Betão conta que ainda não tem planos para uma próxima viagem, já que vai se dedicar na promoção do material coletado nas travessias, como fotos e vídeos. Na semana de vela de Ilhabela vou lançar um livro de fotografia da primeira viagem, a Intertrópicos em 1994. Segundo o velejador, esse evento ainda não tinha um livro publicado.
Também está na gráfica um livro fotográfico chamado o Mar é minha Terra, que conta seis viagens e também vou lançar o segundo DVD da Travessia do Pacífico. O primeiro havia saído lançado ano passado e agora sairá esse, antecipa Betão. Perguntado se vai deixar a vela de lado enquanto se dedica a promover o material, ele é enfático ao responder que não.
Vou correr as regatas locais aqui em Ilhabela e algumas provas fora do Brasil de Catamarã, mas só volto a pensar em viagens a partir do ano que vem. Apesar de ainda não ter um destino traçado, ele vislumbra o Alaska como local provável. Quero procurar algo diferente, talvez em torno do Alaska, mas não tenho certeza ainda, finalizou.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda
Last modified: junho 13, 2009