Foto: Pixabay

Velejador solitário brasileiro é resgatado na costa da França

Redação Webventure/ Vela

O Mini de Carlos Matos passou pelos testes (foto: Gustavo Pacheco)
O Mini de Carlos Matos passou pelos testes (foto: Gustavo Pacheco)

O brasileiro Carlos Matos, que estava em uma viagem classificatória para a Mini Transat 2007, foi obrigado a abandonar seu veleiro no último domingo, próximo da costa francesa. Segundo informações de Gustavo Pacheco, único brasileiro a completar a Mini Transat, Carlos foi resgatado por um barco pesqueiro e só retornou para terra firme na quarta-feira. Ele estava em uma viagem de mil milhas náuticas em solitário, para classificação na regata que cruza o atlântico até o Brasil.

Carlos Matos partiu sozinho na terça-feira (22) da cidade de Douarnenez, na França, em uma janela de tempo bom. Foi surpreendido por uma tempestade dois dias e meio depois, próximo ao Canal da Macha, com ventos de até 60 nós (mais de 110 km/h). O brasileiro afirmou que decidiu abandonar o barco após constatar entrada de água pela caixa da quilha.

O veleiro foi encontrado por um avião da marinha francesa, no dia seguinte, e rebocado por um cargueiro até Santandrés, na Espanha. A não ser que consiga realizar os reparos e partir para uma próxima viagem, Carlos está fora da Mini Transat. Com isso, a única esperança brasileira na regata é Izabel Pimentel, que já cumpriu as mil milhas em solitário necessárias para a classificação, e está na Europa para competir outras milhas classificatórias em competições.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: junho 1, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure