Foto: Pixabay

Velejadora brasileira inicia a travessia do Atlântico

Redação Webventure/ Vela

A bordo de Petit Bateu  Izabel participa da TransAt 6 50 (foto: Divulgação)
A bordo de Petit Bateu Izabel participa da TransAt 6 50 (foto: Divulgação)

A regata TransAt 6,50 começou no último domingo (13), tendo sua largada em La Charente-Maritime (França) e o destino final a cidade de Salvador (BA). Izabel Pimentel é a única representante brasileira a participar da regata. A velejadora brasileira possui um histórico positivo quando o assunto é travessia de oceanos: foi a primeira brasileira a cruzar o Atlântico em velejada solo, no ano de 2006.

O veleiro utilizado na regata é o Mini 6,50, um monocasco de seis metros e meio, sem assistência ou comunicação exterior. O conceito da aventura é simples: um homem, um barco, um oceano. A edição de 2009 contará com a participação de 85 participantes de 14 países diferentes, com apenas seis mulheres, e uma delas é a brasileira Izabel Pimentel.

A bordo do barco Petit Bateu, Izabel percorreu mais de 24 mil milhas náuticas (aproximadamente de 44.500km) em solitário e realizou todos os reparos necessários, se classificou para a regata e já iniciou sua quarta travessia do oceano Atlântico. “A cada check list, encontro novas coisas para fazer, mais detalhes para acertar. E também é muito bom, dá ainda mais força saber que tanta gente que acredita e está torcendo por mim. Na hora de colocar os adesivos no barco, foi até difícil”, revelou a velejadora antes de partir para a nova aventura.

Percurso – Após a largada na França, os velejadores seguem para Funchal, na Ilha da Madeira, com a chegada prevista para o dia 18 de setembro. Depois, no dia 3 de outubro, haverá uma relargada da prova, e os velejadores continuarão sem escalas direto para Salvador (BA). O percurso totaliza 4.200 milhas náuticas, o equivalente a 7.800 km, nas quais os participantes enfrentarão ventos fortes e calmarias. A chegada aqui no Brasil está prevista para o dia 20 de outubro.

“Faltando tão pouco para a largada, estou cada vez mais ansiosa. O ‘barquinho’ está lindo e pronto, com velas novas, bolina de carbono, cabos coloridos, tudo revisado e testado. Então, tenho aproveitado os últimos dias para estudar a tática que adotarei na regata. As escolhas não são fáceis e tentarei dar o máximo”, prometeu Izabel, antes do início da regata TransAT 6,50.

Para os entusiastas da Vela, existe a possibilidade de simular a regata que cruza o Atlântico por meio de um jogo encontrado no site www.transat650.org. “Enquanto estivermos atravessando o Atlântico, também haverá a regata virtual. Quem será que vai chegar primeiro, eu no meu barquinho ou vocês, pelo computador?”, convida Izabel. É possível acompanhar o progresso de Izabel no site pessoal da veleadora: www.izabelpimentel.com.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 15, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure