Izabel Pimentel prepara o barco para a travessia (foto: Divulgação)
A velejadora Izabel Pimentel vai começar amanhã uma viagem entre Cascais, em Portugal, até o Rio de Janeiro sozinha em um veleiro de 21 pés (cerca de sete metros). A brasileira pretende se preparar para a Minitransat 2007, regata em solitário que fará um percurso semelhante no ano que vem.
Uma das exigências para a inscrição na Minitransat é que o velejador tenha percorrido pelo menos mil milhas em solitário e mais mil em competições européias. A travessia do Oceano Atlântico tem 4.500 milhas náuticas, aproximadamente 8.300 quilômetros.
Se completar o feito, Izabel vai entrar para a história da vela nacional como a primeira velejadora a fazer a viagem. Vou encontrar muita calmaria, por isso a previsão é de uns 30 dias. Vou parar na Costa do Descobrimento, que é perigosa pois tem muitos recifes, mas é especial, contou a velejadora.
Força – O que realmente dá medo é cruzar com os navios. Eles são de arrepiar. Do resto eu penso nos grandes navegadores da nossa história, que não dispunham de estrutura nenhuma e faziam grandes viagens. E é na força desses guerreiros que me agarro, disse.
Ela disse ainda que sua rotina de sono será controlada por um relógio. Na travessia, ela precisa acordar a cada 45 minutos para checar se está tudo ocorrendo corretamente.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 7, 2006