Letícia tem apenas nove anos de idade (foto: Divulgação/ Carlo Borlenghi)
A Rolex Ilhabela Sailing Week, que acontece desde o último sábado (17), no litoral norte de São Paulo, está sendo marcada pela grande variedade de idades participantes na competição.
A tripulante-mirim Letícia Rogick, por exemplo, tem apenas nove anos e frequenta embarcações desde os três meses por causa da família. A jovem está competindo ao lado da tia no veleiro Crystal/Doox da classe RGS-C. Gosto muito de velejar. Fiquei feliz quando minha tia falou que eu ia competir aqui em Ilhabela, disse a menina.
Por outro lado, Peter Dirk Siemsen, de 80 anos, está comandando o Ângela Star, Beneteau 47.7 que está na terceira posição da ORC Club 600. Desde 1948 velejando, o experiente participante do evento quer continuar a competir até onde seu corpo aguentar. Prestes a completar 81 anos, o bicampeão brasileiro e mundial sênior na classe Star acredita que é importante a renovação no esporte.
Acho formidável a participação de crianças, a exemplo da Letícia. Espero que ela vá longe no esporte, disse o comandante, que ganhou o prêmio “Beppe Crocce”, o principal concedido pela Federação Internacional de Vela a personalidades que colaboraram para o desenvolvimento do esporte.
Este texto foi escrito por: Webventure