Participantes saem dos Estados Unidos rumo a Espanha (foto: onEdition/ 5 Oceans)
Após praticamente três dias de espera devido a uma forte tempestade, os quatro velejadores solo remanescentes na 5 Oceans largaram para a terceira e última perna da regata. Às 16h20 GMT (13h20 no horário de Brasília) desta quarta-feira, Bernard Stamm, Kojiro Shiraishi, Unai Basurko e Sir Robin Knox-Johnston partiram de Norfolk, nos Estados Unidos, rumo a Bilbao, na Espanha.
A partida estava prevista para às 14h, mas precisou ser adiada para que um carregamento de aeronaves americanas deixasse o porto. O primeiro a passar a linha de largada foi o espanhol Basurko, seguido de perto por Stamm e Shiraishi, forçados a diminuir a velocidade para que não queimassem a largada, e finalmente Johnston, em quarto. Dez minutos depois, quando passavam pelo túnel da Ponte Chesapeake Bay, o Cheminees Poujoulat de Stamm e o Spirit of Yukoh de Shiraish assumiram a liderança.
As águas estavam calmas com vento de 15 nós, mas a previsão é de que os competidores encontrem condições bem mais complicadas do outro lado da ponte. Eu espero chegar a Bilbao em aproximadamente 13 dias, apesar de ser difícil ter certeza já que as condições do tempo estão instáveis, prevê Stamm, líder da competição. Segundo ele esta etapa terá dificuldade extra devido aos icebergs, atividades pesqueiras e o tráfego comercial no Atlântico.
A principal disputa da etapa – Provavelmente os principais protagonistas desta etapa sejam Sir Robin, a lenda britânica da vela, e Unai Basurko, o herói basco. No ranking geral o espanhol está na terceira colocação com 42 horas de vantagem para o britânico. Ambos se mostram muito confiantes pelo pódio ao final da volta ao mundo.
Tentarei pegar a rota mais rápida baseado nas condições do tempo. Se eu não quebrar nada, acredito que possa chegar na frente de Sir Robin, já que meu barco é tão rápido quanto ou mais rápido que o dele, disse Basurko. O líder Stamm tem duas semanas de vantagem para Shiraishi e está praticamente confirmado na primeira posição. Apesar da tranqüilidade, Stamm prometeu ser competitivo e brigar pela vitória nesta perna, se consagrando invicto nesta edição. Graham Dalton continua no mar, tentando finalizar a etapa 2.
Este texto foi escrito por: Webventure