O Ecover com o solitário Mike Golding no timão (foto: Divulgação)
Começou na tarde de ontem em Bilbao, Espanha, a regata 5 Oceans, a mais antiga regata de volta ao mundo em solirário que já recebeu vários nomes. Seis veleiros da classe Open 60, desenvolvida inicialmente para a Volvo Ocean Race, largaram em direção a Austrália para a primeira etapa da competição.
A largada aconteceu sob ventos fortes, de até 30 nós. Menos de 24 horas depois o britânico atual campeão Bernard Stamm liderava a bordo do Cheminées Poujoulat, com 34 milhas náuticas (pouco mais de 54 km) de vantagem para o japonês Kojiro Shiraishi, comandante do Spirit of Yukoh.
E as condições continuam pesadas no primeiro dia de 5 Oceans, como relata o comandante Mike Golding, do veleiro Ecover. Já passei por 70 nós de vento e agora estou com 63 nós. O mar está bem grande e a principal coisa a fazer nesse momento é tentar não quebrar nada. Fui pego de surpresa. Estava em cima do mastro tentando consertar um problema. Ainda bem que as ondas estavam relativamente calmas no momento, mas agora estão grandes, comentou.
As difíceis condições de vento e mar já fizeram a primeira vítima. Alex Thomson a bordo do Hugo Boss chegou a liderar momentos depois da largada, mas teve uma rede de pesca presa em seu barco durante a noite e parte da vela rasgada por causa do vento. O topo da vela mestra começou a abrir com 50 nós de vento. Obviamente estou triste, mas não tive outra opção a não ser suspender a competição para reparar o problema em terra e continuar na 5 Oceans, lamentou. De acordo com as regras da competição, ele terá que ficar pelo menos 48 horas em terra, como penalização.
A regata – A 5 Oceans é a herdeira da mais antiga regata de volta ao mundo em solitário. O desafio nasceu como BOC Challenge, passou a se chamar Around Alone e mudou de novo para o nome atual. Nesta edição, seis veleiros largaram de Bilbao mais dois ainda devem partir nos próximos dias em direção ao Cabo da Boa Esperança, na África do Sul. De lá, sem paradas, a primeira etapa termina em Fremantle, Austrália.
A próxima perna segue para a Flórida, nos Estados Unidos, para depois retornar a Bilbao. O caminho da Espanha até a Austrália deve demorar 40 dias.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 23, 2006