Foto: Pixabay

Velejadores solitários largam para a Velux 5 Oceans 2010/11

Redação Webventure/ Vela

Veluz teve início em La Rochelle  na França (foto: Divulgação/ Velux 5 Oceans)
Veluz teve início em La Rochelle na França (foto: Divulgação/ Velux 5 Oceans)

Começou, no último domingo (17), a edição 2010/11 da Velux 5 Oceans, regata de volta ao mundo em veleiros solitários. Os cinco skippers, a bordo de barcos Eco 60, largaram de La Rochelle, na França, em direção à Cidade do Cabo, na África do Sul, primeira parada da competição, que passará ainda por Wellington, Salvador e Charleston.

Até o momento, o norte-americano Brad Van Liew, a bordo de seu Le Pingouin construído pela lendária Catherine Chabaud, é o líder da competição, 16 milhas a frente do polonês Zbigniew “Gutek” Gutkowski. O velejador dos EUA é um dos favoritos a conquista do título, já que completou a Velux 5 Oceans duas vezes, sendo vencedor da classe 2 da regata em 2002.

O canadense Derek Hatfield, a bordo do Active House, e o britânico Chris Stanmore-Major, com seu Spartan, estão em terceiro e quarto lugares respectivamente, 34 e 43 milhas atrás do líder. O quinto desafiante da volta ao mundo, o belga Christophe Bullens, está fazendo ainda uma passagem de qualificação que durará cerca de 48 horas, e retornará a La Rochelle para realizar os preparativos finais para a regata, já que seu Five Oceans of Smiles perdeu o mastro a caminho França, precisando ser trocado por um novo barco.

Eco 60 – A classe Eco 60 foi criada em 2010 e está fazendo sua estreia em competições na Velux 5 Oceans. Composta pelos Open 60 lançados antes de 2003, a ideia da nova classe é aumentar o número de velejadores solo no mundo por meio de embarcações que sejam mais viáveis economicamente. Para tanto, foram criadas regras específicas para limitar custos.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 18, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure