Webventure

Velejadores solitários se preparam para a penúltima perna da Velux 5 Oceans


Quarta etapa da Velux larga neste domingo (27) (foto: Divulgação/ Ainhoa Sanchez/ Velux 5 Oceans)

Os velejadores solitários da Velux 5 Oceans contam os dias para o início da quarta e penúltima perna da competição. Com a largada prevista para este domingo (27), em Puntal Del Leste, no Uruguai, as quatro embarcações da disputa fazem os últimos ajustes visando as 5.700 milhas náuticas que levarão até Charleston, na costa da Carolina do Sul (EUA).

Depois de enfrentar a etapa que contava com o Cabo Horn, considerado pelos navegadores como a mais difícil passagem de toda Velux, as embarcações do tipo Eco 6 terão pela frente uma perna bastante técnica, que exigirá uma aproximação cautelosa aos ventos norte do Oceano Atlântico. Atual líder após vencer a terceira parte da competição, o norte-americano Brad Van Liew espera repetir o feito e chegar ao seu país de origem em primeiro.

“Eu tenho muitos incentivos para chegar a Charleston na primeira colocação. Minhas crianças estarão lá, minha família estará lá, minha casa estará lá. Quanto antes eu chegar, mais poderei curtir minha casa. Mas preciso manter o foco na prova e não ficar muito ansioso para evitar problemas”, disse Van Liew. “Esta é uma das etapas que se você fizer uma escolha errada, você pode ficar para trás. Ao mesmo tempo, uma boa manobra poderia lhe deixar a frente dos outros competidores”, completou.

Caça ao líder – Atualmente na segunda colocação geral, o polonês Zbigniew Gutkowski, que na terceira perna conseguiu ficar em segundo após um sprint final emocionante contra o inglês Chris ‘CSM’ Stanmore-Major (terminando apenas 40 segundos a frente), está correndo para finalizar alguns reparos em sua embarcação. Uma vitória na quarta etapa seria fundamental para se aproximar do líder da Velux.

“É uma etapa bastante longa e tudo pode acontecer. Conseguir se alinhar com o vento e com o tempo será a chave para o sucesso. Se algum dos outros velejadores cometer algum erro, eu usarei isso como uma boa oportunidade para ultrapassá-los”, afirmou o polonês.

Este texto foi escrito por: Webventure