A 1ª parte da travessia durou 18 dias (foto: Divulgação/ Maristela Colucci)
Os velejadores Beto Pandiani e Igor Bely, que partiram em viagem de travessia do Oceano Pacífico no dia 9 de outubro deste ano a bordo de uma embarcação do tipo catamaram, vão iniciar a segunda etapa da travessia na próxima segunda-feira (19).
O objetivo agora é chegar até Mangareva, na Polinésia Francesa, em cerca de 12 dias. A dupla sairá da Ilha de Páscoa, onde desembarcaram no dia 27 de outubro.
Estes 18 dias de travessia tiveram para mim uma repercussão interna muito grande, pois velejamos mais ou menos 2.600 milhas sem ver praticamente nada, só água e horizonte limpo, afirmou Pandiani.
Após as quase três semanas velejando, a dupla foi recebida por pirogas, tradicionais embarcações polinésias que inspiraram os catamarãs. Foi como uma volta às origens, uma viagem ao passado, um encontro de gerações de barcos, disse o brasileiro.
As próximas etapas da viagem não devem ser tão demoradas e cansativas como a primeira. Fizemos a perna mais longa e mais difícil logo de cara, com temperaturas muito abaixo do normal, em um ano de El Niño, ventos inconstantes onde deveríamos encontrar alíseos, os ventos permanentes que sopram sempre em direção favorável nesta época do ano, explicou Pandiani.
Este texto foi escrito por: Webventure