Edu Piano venceu pela segunda vez nos caminhões (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)
O Rally dos Sertões de 2008 apresentou muitas novidades em relação ao do ano passado. Provas mais longas, percurso diferente, regras inovadoras… Em meio a tantas situações inéditas, uma velha estratégia garantiu ao paulista Edu Piano o bicampeonato entre os caminhões.
Ninguém notou, mas o piloto do caminhão Ford F4000 concentrou todas as forças nas etapas iniciais, garantindo vantagem suficiente para apenas administrar o resultado nos últimos e mais difíceis dias. Depois de ganhar o prólogo, o paulista que competiu ao lado de Solon Mendes e Davi Fonseca faturou também a primeira, segunda e terceira etapas.
Com menos de 1/3 do Sertões percorrido, ele já tinha 36minutos de vantagem para o então vice-líder André Azevedo. Na quarta etapa, Amable Barrasa até conseguiu interromper a seqüência de vitórias de Edu Piano, mas já era tarde. O paulista ainda ganhou a quinta e sexta especiais.
No ano passado, Edu também havia subido ao lugar mais alto do pódio no prólogo, primeira, segunda, terceira e quinta etapas. E eu já tinha feito o mesmo quando ganhei o título nos carros, confidencia Edu, referindo-se à conquista no ano de 2005, quando bateu Guilherme Spinelli, Ulysses Bertholdo e Klever Kolberg.
O título confirmado nesta tarde coloca Edu Piano entre os maiores vencedores da história do Sertões entre os caminhões, por exemplo, apenas André Azevedo conta com mais troféus, três. Mas diante da dificuldade da concorrência em competir com o pequeno, leve e ágil caminhão do paulista, é provável que ambos estejam iguais em 2009.
Origem jipeira – Edu entrou para o mundo off-road no início da década de 90 pilotando um Willys azul, em trilhas da Serra da Cantareira, em São Paulo. O gosto pela velocidade o fez entrar em competições e o piloto esteve em todas as edições do Sertões, desde que ele foi criado, em 1996.
A primeira vez foi com um Suzuki. Em 1999 competi com uma picape JPX. A partir de 2000 fui com L200, até chegar na Chevrolet, em 2003, lembra o piloto, que começou a se consagrar com o título da Mitsubishi Cup. Das cinco edições, venci três. Ele quase não teve dificuldades para mudar dos carros para os caminhões graças à experiência como chefe da equipe de apoio Território 4×4.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: junho 27, 2008