Especial pode mudar em caso de chuva. (foto: Donizetti Castilho/Divulgação)
O Campeonato Cearense de Rally Cross-country, também chamado de Veloceará, fará sua estréia neste sábado, com largada marcada para o município de Caucaia, a 40 quilômetros de Fortaleza (CE). A prova acontecerá em meio às serras do Juá e da Conceição.
A primeira das quatro etapas do campeonato contará com percurso de 39 quilômetros. A única possibilidade de esse número mudar é em caso de chuvas fortes. Para isso, os organizadores, Fernando e Guilherme Hollanda farão a conferência do trecho. Caso haja necessidade, uma parte do roteiro já tem um desvio preparado com segunda opção para que a chuva não cause problemas.
A expectativa é de que o grid cresça 30% em relação ao que participou da etapa passada, em dezembro de 2005, quando aconteceu uma espécie de piloto para o Veloceará.
Categorias – Uma das maiores dúvidas é saber em que categoria as duplas vão se encaixar. É que nas duas etapas experimentais, o Velocerá não tinha categorias definidas, ao contrário de agora, quando pilotos e navegadores precisarão se inscrever na Production, na Super Production ou na Protótipos.
O regulamento do rali é praticamente igual aos do Paulista e do Brasileiro de Cross-country. Antes mesmo do briefing, já houve um pré-briefing, a fim de explicar o regulamento.
Para o sábado, a Cearásul em parceria com o Velocerá montará um padock em um trecho de fácil acesso à trilha, de onde poderá se ver parte da reta final da prova. Será servido um grande café da manhã, e de lá convidados e parte da imprensa acompanhará a prova. A parceria com a Cearásul também valerá premiação especial para as duplas que estiverem a bordo dos modelos Mitsubishi L200 RIII, L200 RS e TR4 R.
Este texto foi escrito por: Webventure